Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO A LEI DE LAVOISIER ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho abordou a Lei da Conservação da Massa proposta por Lavoisier por meio de atividades práticas em sistemas aberto e fechado, de modo a mostrar aos estudantes a importância de considerar os produtos gasosos. Foram realizadas duas reações: a reação entre ácido acético e bicarbonato de sódio e a decomposição da água oxigenada catalisada por MnO?. Em cada experimento, no sistema aberto os alunos observaram redução de massa devido ao escape dos gases formados, enquanto no sistema fechado pesaram cuidadosamente as massas iniciais dos reagentes para registrar o valor total antes da reação; após o término, ao registrar novamente a massa, verificou-se que, apesar da intensa efervescência, não houve variação significativa de massa. Durante ambos os procedimentos, os alunos enfrentaram variações sutis na vedação dos recipientes e na calibração da balança digital de alta precisão, resultando em leituras de massa com desvios perceptíveis e reforçando a necessidade de rigor no controle de variáveis experimentais para validar a Lei de Lavoisier. Concluiu-se que a execução dessas reações em sistemas aberto e fechado, acompanhada de registros detalhados e de discussão teórica, contribuiu significativamente para o aprendizado, aprimorando a capacidade analítica dos estudantes e sua habilidade de realizar reações químicas de forma mais precisa.

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