Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO A ÉTICA DOCENTE PODE INFLUENCIAR NO PENSAMENTO CRITICO E REFLEXIVO DOS ESTUDANTES?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As concepções de ética profissional docente passaram por várias modificações pertinentes às transformações sociais, sendo assim de suma importância para a compreensão do papel do professor em sala de aula. Desse modo, propõe-se uma reflexão sobre o entendimento da ética e de como ela se transforma conforme a ótica social. Consoante a esses aspectos, pode-se observar essas mudanças, no sentido da infância, na qual as crianças da idade média não eram protegidas existindo como pequenos adultos, já na sociedade contemporânea esse sentido de infância vem sendo construído como um período sensível de desenvolvimento dos indivíduos como está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Levando em consideração as metamorfoses sociais, há uma mudança nas atribuições dos professores que passaram de um transmissor de conteúdo para um mediador de conhecimentos que contribui para a formação social e cidadã dos estudantes, desenvolvendo habilidades de reflexão e criticidade que permitem os indivíduos não serem omissos as transformações sociais, ou seja, o ato de educar não é uma mera ação do cotidiano do educador, mas um movimento social que desenvolvem no indivíduo a autonomia do pensamento. Identifica-se que a ética profissional docente é muito importante para uma educação mais igualitária para todos, promovendo uma mudança de perspectiva nos estudantes e a ampliação de horizontes acerca das ações da sociedade. Portando, o presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica qualitativa, onde a visão de educar para autonomia de Paulo Freire foi de estrema importância para refutar os modelos tradicionais de educação, os pensamentos de Terezinha Azerêdo que busca uma ação mais profundam do agir ético na educação e Yves de La Taille que promove uma reflexão dos desafios éticos enfrentados pelos professores.

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