ENSINO ESTRUTURADO NO AEE: APLICAÇÃO DO MODELO TEACCH® EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128301 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8088 "inscrito_id" => 16101 "titulo" => "ENSINO ESTRUTURADO NO AEE: APLICAÇÃO DO MODELO TEACCH® EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta o relato de experiência da prática pedagógica de uma professora da rede pública de ensino no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco na aplicação do ensino estruturado fundamentado no modelo TEACCH® (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children). A proposta foi desenvolvida em uma sala de recursos multifuncionais, e teve como objetivo refletir sobre o uso de princípios do modelo TEACCH® no contexto do AEE, com ênfase na aplicação do ensino estruturado nos atendimentos individualizados. O modelo baseia-se na organização visual do espaço e das tarefas, no uso de agendas visuais, e na definição clara de início, meio e fim das atividades, o que proporciona maior previsibilidade e segurança aos educandos. A sistematização das estratégias partiu da prática docente, com base em registros reflexivos, planejamentos e materiais didáticos utilizados no atendimento educacional. Os resultados observados apontam para avanços significativos na atenção, na autorregulação e na independência dos estudantes durante as atividades propostas. Além disso, a adoção de estratégias estruturadas contribuiu para a redução de comportamentos disruptivos e ampliou a participação dos alunos nos contextos escolares. Entre os desafios enfrentados, destacam-se a limitação do espaço físico da sala de recursos e a necessidade de sensibilização e formação dos professores da sala regular quanto ao uso de metodologias inclusivas. Conclui-se que o ensino estruturado, quando implementado com planejamento e intencionalidade pedagógica, fortalece o AEE e contribui para uma educação mais acessível e responsiva às necessidades dos alunos com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16101_TB8088_16102025232434.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA ETIENE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA ETIENE" "autor_email" => "erica.etieness@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128301 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8088 "inscrito_id" => 16101 "titulo" => "ENSINO ESTRUTURADO NO AEE: APLICAÇÃO DO MODELO TEACCH® EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta o relato de experiência da prática pedagógica de uma professora da rede pública de ensino no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco na aplicação do ensino estruturado fundamentado no modelo TEACCH® (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children). A proposta foi desenvolvida em uma sala de recursos multifuncionais, e teve como objetivo refletir sobre o uso de princípios do modelo TEACCH® no contexto do AEE, com ênfase na aplicação do ensino estruturado nos atendimentos individualizados. O modelo baseia-se na organização visual do espaço e das tarefas, no uso de agendas visuais, e na definição clara de início, meio e fim das atividades, o que proporciona maior previsibilidade e segurança aos educandos. A sistematização das estratégias partiu da prática docente, com base em registros reflexivos, planejamentos e materiais didáticos utilizados no atendimento educacional. Os resultados observados apontam para avanços significativos na atenção, na autorregulação e na independência dos estudantes durante as atividades propostas. Além disso, a adoção de estratégias estruturadas contribuiu para a redução de comportamentos disruptivos e ampliou a participação dos alunos nos contextos escolares. Entre os desafios enfrentados, destacam-se a limitação do espaço físico da sala de recursos e a necessidade de sensibilização e formação dos professores da sala regular quanto ao uso de metodologias inclusivas. Conclui-se que o ensino estruturado, quando implementado com planejamento e intencionalidade pedagógica, fortalece o AEE e contribui para uma educação mais acessível e responsiva às necessidades dos alunos com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16101_TB8088_16102025232434.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA ETIENE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA ETIENE" "autor_email" => "erica.etieness@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }