DESILUSÕES NA SALA DE AULA: O PROCESSO SILENCIOSO DE ABANDONO DA DOCÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128308 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8106 "inscrito_id" => 16715 "titulo" => "DESILUSÕES NA SALA DE AULA: O PROCESSO SILENCIOSO DE ABANDONO DA DOCÊNCIA" "resumo" => "O abandono da docência é um processo silencioso que se desenvolve ao longo da carreira dos professores, sendo influenciado por fatores que enfraquecem sua motivação e comprometimento. Este estudo busca entender os fatores que contribuem para o desgaste emocional e profissional dos educadores, levando muitos a se afastarem da carreira ou a se desconectarem simbolicamente do trabalho. A pesquisa foi fundamentada em uma revisão integrativa da literatura, com foco em artigos que tratam da desvalorização, desmotivação e abandono da profissão docente. Para isso, foram realizadas buscas sistemáticas em repositórios acadêmicos como Scielo, Google Scholar e outras bases de dados científicas, com o objetivo de mapear as causas e consequências desse fenômeno e identificar estratégias para mitigar esses problemas. Autores como Lapo e Bueno (2003) destacam que o abandono da profissão não é uma decisão simples, mas um processo gradual, decorrente de desilusões e da incapacidade de conciliar o ideal com a realidade do trabalho. Esse desgaste é causado por fatores externos, como baixos salários e sobrecarga de trabalho, e pela perda de vínculos simbólicos e afetivos que sustentam a identidade profissional. Os resultados indicam que a desvalorização e a falta de apoio institucional são cruciais para a desmotivação. Além disso, a sobrecarga emocional, causada pela tentativa constante de atender às novas exigências e pela busca por atrair a atenção dos alunos, contribui para o esgotamento físico e psíquico. Esses fatores, somados à falta de reconhecimento social e condições precárias de trabalho, tornam a profissão cada vez menos atrativa, gerando um ciclo de frustração que resulta em abandono físico e simbólico. A pesquisa destaca a necessidade urgente de políticas públicas que valorizem os professores, oferecendo melhores salários, suporte institucional e reconhecimento social, para que os educadores reencontrem o propósito e a paixão pela docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16715_TB8106_30102025231950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA TAYNÁ ALENCAR VIEIRA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "alencarthalitatayna@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128308 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8106 "inscrito_id" => 16715 "titulo" => "DESILUSÕES NA SALA DE AULA: O PROCESSO SILENCIOSO DE ABANDONO DA DOCÊNCIA" "resumo" => "O abandono da docência é um processo silencioso que se desenvolve ao longo da carreira dos professores, sendo influenciado por fatores que enfraquecem sua motivação e comprometimento. Este estudo busca entender os fatores que contribuem para o desgaste emocional e profissional dos educadores, levando muitos a se afastarem da carreira ou a se desconectarem simbolicamente do trabalho. A pesquisa foi fundamentada em uma revisão integrativa da literatura, com foco em artigos que tratam da desvalorização, desmotivação e abandono da profissão docente. Para isso, foram realizadas buscas sistemáticas em repositórios acadêmicos como Scielo, Google Scholar e outras bases de dados científicas, com o objetivo de mapear as causas e consequências desse fenômeno e identificar estratégias para mitigar esses problemas. Autores como Lapo e Bueno (2003) destacam que o abandono da profissão não é uma decisão simples, mas um processo gradual, decorrente de desilusões e da incapacidade de conciliar o ideal com a realidade do trabalho. Esse desgaste é causado por fatores externos, como baixos salários e sobrecarga de trabalho, e pela perda de vínculos simbólicos e afetivos que sustentam a identidade profissional. Os resultados indicam que a desvalorização e a falta de apoio institucional são cruciais para a desmotivação. Além disso, a sobrecarga emocional, causada pela tentativa constante de atender às novas exigências e pela busca por atrair a atenção dos alunos, contribui para o esgotamento físico e psíquico. Esses fatores, somados à falta de reconhecimento social e condições precárias de trabalho, tornam a profissão cada vez menos atrativa, gerando um ciclo de frustração que resulta em abandono físico e simbólico. A pesquisa destaca a necessidade urgente de políticas públicas que valorizem os professores, oferecendo melhores salários, suporte institucional e reconhecimento social, para que os educadores reencontrem o propósito e a paixão pela docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16715_TB8106_30102025231950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA TAYNÁ ALENCAR VIEIRA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "alencarthalitatayna@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }