Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESILUSÕES NA SALA DE AULA: O PROCESSO SILENCIOSO DE ABANDONO DA DOCÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O abandono da docência é um processo silencioso que se desenvolve ao longo da carreira dos professores, sendo influenciado por fatores que enfraquecem sua motivação e comprometimento. Este estudo busca entender os fatores que contribuem para o desgaste emocional e profissional dos educadores, levando muitos a se afastarem da carreira ou a se desconectarem simbolicamente do trabalho. A pesquisa foi fundamentada em uma revisão integrativa da literatura, com foco em artigos que tratam da desvalorização, desmotivação e abandono da profissão docente. Para isso, foram realizadas buscas sistemáticas em repositórios acadêmicos como Scielo, Google Scholar e outras bases de dados científicas, com o objetivo de mapear as causas e consequências desse fenômeno e identificar estratégias para mitigar esses problemas. Autores como Lapo e Bueno (2003) destacam que o abandono da profissão não é uma decisão simples, mas um processo gradual, decorrente de desilusões e da incapacidade de conciliar o ideal com a realidade do trabalho. Esse desgaste é causado por fatores externos, como baixos salários e sobrecarga de trabalho, e pela perda de vínculos simbólicos e afetivos que sustentam a identidade profissional. Os resultados indicam que a desvalorização e a falta de apoio institucional são cruciais para a desmotivação. Além disso, a sobrecarga emocional, causada pela tentativa constante de atender às novas exigências e pela busca por atrair a atenção dos alunos, contribui para o esgotamento físico e psíquico. Esses fatores, somados à falta de reconhecimento social e condições precárias de trabalho, tornam a profissão cada vez menos atrativa, gerando um ciclo de frustração que resulta em abandono físico e simbólico. A pesquisa destaca a necessidade urgente de políticas públicas que valorizem os professores, oferecendo melhores salários, suporte institucional e reconhecimento social, para que os educadores reencontrem o propósito e a paixão pela docência.

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