Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128312
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8125
    "inscrito_id" => 17689
    "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Os avanços da tecnologia fazem parte do mundo em que vivemos, tais avanços estendem-se a vários setores da sociedade, por exemplo, no campo educacional, principalmente, após o período da pandemia de covid-19. Jogos, smartphones, computadores, entre outros objetos digitais, estão sendo utilizados como ferramentas, que tem contribuído na formação e aprendizagem dos nossos alunos no ambiente escolar. Na Educação Física, especificamente, videogames, celulares, televisores e outros aparatos eletrônicos, estão sendo utilizados como acrescimento e enriquecimento das aulas. Nesse sentido cabe aos professores conhecerem as contribuições destes recursos, se atualizarem e se preparem para a utilização e integração das novas tecnologias nas aulas e nos ambientes educacionais. Nesta perspectiva, o presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, que aponta as contribuições da tecnologia para a Educação e para a aprendizagem dos conteúdos da Educação Física no espaço escolar. Para a realização deste estudo, foram utilizadas as bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Periódicos Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Os estudos nos apontaram, que a inclusão dos mecanismos tecnológicos na escola são enriquecedores e auxiliam, tanto o aluno como o professor no processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia tem sido utilizada nas aulas de Educação Física escolar, como uma ferramenta didática, que tem como propósito dinamizar as aulas, proporcionar maior interação e participação dos alunos, maior aproximação com as novas tecnologias, além da assimilação dos conteúdos e melhora na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17689_TB8125_30102025082322.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO FERNANDO PEREIRA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO FERNANDO"
    "autor_email" => "brunofernandoppinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128312
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8125
    "inscrito_id" => 17689
    "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Os avanços da tecnologia fazem parte do mundo em que vivemos, tais avanços estendem-se a vários setores da sociedade, por exemplo, no campo educacional, principalmente, após o período da pandemia de covid-19. Jogos, smartphones, computadores, entre outros objetos digitais, estão sendo utilizados como ferramentas, que tem contribuído na formação e aprendizagem dos nossos alunos no ambiente escolar. Na Educação Física, especificamente, videogames, celulares, televisores e outros aparatos eletrônicos, estão sendo utilizados como acrescimento e enriquecimento das aulas. Nesse sentido cabe aos professores conhecerem as contribuições destes recursos, se atualizarem e se preparem para a utilização e integração das novas tecnologias nas aulas e nos ambientes educacionais. Nesta perspectiva, o presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, que aponta as contribuições da tecnologia para a Educação e para a aprendizagem dos conteúdos da Educação Física no espaço escolar. Para a realização deste estudo, foram utilizadas as bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Periódicos Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Os estudos nos apontaram, que a inclusão dos mecanismos tecnológicos na escola são enriquecedores e auxiliam, tanto o aluno como o professor no processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia tem sido utilizada nas aulas de Educação Física escolar, como uma ferramenta didática, que tem como propósito dinamizar as aulas, proporcionar maior interação e participação dos alunos, maior aproximação com as novas tecnologias, além da assimilação dos conteúdos e melhora na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17689_TB8125_30102025082322.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO FERNANDO PEREIRA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO FERNANDO"
    "autor_email" => "brunofernandoppinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os avanços da tecnologia fazem parte do mundo em que vivemos, tais avanços estendem-se a vários setores da sociedade, por exemplo, no campo educacional, principalmente, após o período da pandemia de covid-19. Jogos, smartphones, computadores, entre outros objetos digitais, estão sendo utilizados como ferramentas, que tem contribuído na formação e aprendizagem dos nossos alunos no ambiente escolar. Na Educação Física, especificamente, videogames, celulares, televisores e outros aparatos eletrônicos, estão sendo utilizados como acrescimento e enriquecimento das aulas. Nesse sentido cabe aos professores conhecerem as contribuições destes recursos, se atualizarem e se preparem para a utilização e integração das novas tecnologias nas aulas e nos ambientes educacionais. Nesta perspectiva, o presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, que aponta as contribuições da tecnologia para a Educação e para a aprendizagem dos conteúdos da Educação Física no espaço escolar. Para a realização deste estudo, foram utilizadas as bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Periódicos Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Os estudos nos apontaram, que a inclusão dos mecanismos tecnológicos na escola são enriquecedores e auxiliam, tanto o aluno como o professor no processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia tem sido utilizada nas aulas de Educação Física escolar, como uma ferramenta didática, que tem como propósito dinamizar as aulas, proporcionar maior interação e participação dos alunos, maior aproximação com as novas tecnologias, além da assimilação dos conteúdos e melhora na aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.