Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EMERGÊNCIA DO BRINCAR NAS ATIVIDADES POTENCIALMENTE LÚDICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nossa pesquisa teve como objetivo compreender se e de que maneira o brincar acontece nas atividades lúdicas a partir da ação docente, em uma turma de três anos na Educação Infantil e, para tal, definimos como objetivos específicos: caracterizar atividades lúdicas direcionadas pela professora, identificar atividades potencialmente lúdico-pedagógicas na rotina da turma e analisar a natureza do brincar das crianças na sala de referência e sua relação com as atividades potencialmente lúdico-pedagógicas a partir da ação docente. Baseamo-nos em estudos de Kishimoto (1998, 2001), Brougère (2004), Macedo (2005) e Freitas (2014), que dentre outros discutem conceitos do brincar em seus desdobramentos, bem como Guimarães e Ferreira (2022) e D´Ávila (2014), para tratarmos do termo atividades potencialmente lúdico-pedagógicas. Em uma abordagem qualitativa, realizamos uma observação participante, com base em Minayo (2002), na prática de uma professora da rede privada do Recife- PE, em uma turma de Infantil 3. A análise dos dados, baseada em Bardin (2016) revelou que existe o brincar na sala de referência, a partir de atividades potencialmente lúdico-pedagógicas propostas pela professora e envolvendo as crianças, porém ainda de maneira incipiente no tocante a relação criança- professora- brinquedo no sentido imaterial. Emergiu também que o brincar parece ainda não estar no centro da ação docente, uma vez que não percebemos relação entre os elementos da brincadeira e os demais saberes tratados pela professora no dia a dia da rotina escolar. O estudo apontou por fim que atividades “lúdicas” do livro didático, podem estar cerceando possibilidades de o brincar ser base no processo de desenvolvimento e de aprendizagem, pelo direcionamento nas atividades consideradas lúdicas.

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