Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS ESCOLARES E OS EFEITOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar é um progresso nas políticas educativas focadas na diversidade, porém ainda encontra diversos obstáculos na rotina diária. Este artigo analisa as abordagens educativas utilizadas na inclusão de crianças autistas, debatendo as repercussões no desenvolvimento cognitivo, social e emocional desses jovens. A pesquisa, de caráter qualitativo e revisão bibliográfica, evidencia que práticas pedagógicas centradas na individualidade, com uso de recursos didáticos adaptados, mediação especializada e estratégias de comunicação alternativa, favorecem significativamente a participação ativa dos alunos com TEA. Ressalta-se que a formação continuada dos docentes é um fator determinante para o êxito da inclusão, uma vez que amplia o repertório pedagógico e promove atitudes mais empáticas e responsivas. Apesar dos avanços legislativos e normativos, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, ainda são notórias as barreiras estruturais, a escassez de apoio multiprofissional e a falta de planejamento curricular individualizado. Os efeitos positivos das práticas inclusivas são observados quando há um ambiente escolar colaborativo, que reconhece e valoriza a diversidade como princípio educativo. Conclui-se que a plena inclusão escolar da criança com autismo depende não só da sua presença física na escola, mas, principalmente, da adoção de práticas pedagógicas deliberadas, que considerem as necessidades do aluno e se baseiem em um entendimento de educação para todos.

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