Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128317
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8136
    "inscrito_id" => 10129
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A extensão Universitária tem se mostrado um caminho promissor para contribuir com a formação profissional docente principalmente ao possibilitar a vivência e reflexão das práticas pedagógicas no ambiente escolar. Com o advento da curricularização da extensão universitária nos cursos de licenciatura, acredita-se que será potencializada a presença de graduandos em ações de extensão. A literatura tem apontado que o profissional da educação, com foco no professor de Ciências possui algumas dificuldades em relacionar os conhecimentos teóricos com os relativos à prática profissional. Com base nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de cinco estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre as contribuições das atividades de extensão para sua formação docente. Essa pesquisa foi realizada com base na metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas com discentes do curso de Ciências Naturais que tenham vivenciado por pelo menos um ano de projetos de extensão que possuíssem como parte do seu escopo a busca pela aproximação entre a Universidade-Escola e que fosse executado pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), local onde esse curso de licenciatura está inserido. A análise realizada utilizou a abordagem da Análise Textual Discursiva e os resultados demonstraram que a extensão desempenha papel importante na preparação para a docência, contribuindo para formar professores com maior experiência acerca dos desafios do exercício docente e reflexivos sobre a sua prática profissional. Além de evidenciar como as experiências extensionistas influenciaram no desenvolvimento acadêmico possibilitando ações pedagógicas reflexivas e alinhadas ao contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10129_TB8136_23102025165819.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA DARC DE SOUSA PINHO"
    "autor_nome_curto" => "JOANA"
    "autor_email" => "jodarc1934@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128317
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8136
    "inscrito_id" => 10129
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A extensão Universitária tem se mostrado um caminho promissor para contribuir com a formação profissional docente principalmente ao possibilitar a vivência e reflexão das práticas pedagógicas no ambiente escolar. Com o advento da curricularização da extensão universitária nos cursos de licenciatura, acredita-se que será potencializada a presença de graduandos em ações de extensão. A literatura tem apontado que o profissional da educação, com foco no professor de Ciências possui algumas dificuldades em relacionar os conhecimentos teóricos com os relativos à prática profissional. Com base nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de cinco estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre as contribuições das atividades de extensão para sua formação docente. Essa pesquisa foi realizada com base na metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas com discentes do curso de Ciências Naturais que tenham vivenciado por pelo menos um ano de projetos de extensão que possuíssem como parte do seu escopo a busca pela aproximação entre a Universidade-Escola e que fosse executado pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), local onde esse curso de licenciatura está inserido. A análise realizada utilizou a abordagem da Análise Textual Discursiva e os resultados demonstraram que a extensão desempenha papel importante na preparação para a docência, contribuindo para formar professores com maior experiência acerca dos desafios do exercício docente e reflexivos sobre a sua prática profissional. Além de evidenciar como as experiências extensionistas influenciaram no desenvolvimento acadêmico possibilitando ações pedagógicas reflexivas e alinhadas ao contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10129_TB8136_23102025165819.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA DARC DE SOUSA PINHO"
    "autor_nome_curto" => "JOANA"
    "autor_email" => "jodarc1934@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A extensão Universitária tem se mostrado um caminho promissor para contribuir com a formação profissional docente principalmente ao possibilitar a vivência e reflexão das práticas pedagógicas no ambiente escolar. Com o advento da curricularização da extensão universitária nos cursos de licenciatura, acredita-se que será potencializada a presença de graduandos em ações de extensão. A literatura tem apontado que o profissional da educação, com foco no professor de Ciências possui algumas dificuldades em relacionar os conhecimentos teóricos com os relativos à prática profissional. Com base nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de cinco estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre as contribuições das atividades de extensão para sua formação docente. Essa pesquisa foi realizada com base na metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas com discentes do curso de Ciências Naturais que tenham vivenciado por pelo menos um ano de projetos de extensão que possuíssem como parte do seu escopo a busca pela aproximação entre a Universidade-Escola e que fosse executado pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), local onde esse curso de licenciatura está inserido. A análise realizada utilizou a abordagem da Análise Textual Discursiva e os resultados demonstraram que a extensão desempenha papel importante na preparação para a docência, contribuindo para formar professores com maior experiência acerca dos desafios do exercício docente e reflexivos sobre a sua prática profissional. Além de evidenciar como as experiências extensionistas influenciaram no desenvolvimento acadêmico possibilitando ações pedagógicas reflexivas e alinhadas ao contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.