PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA A ESCOLA E O FUTURO PROFESSOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128319 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8143 "inscrito_id" => 17634 "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA A ESCOLA E O FUTURO PROFESSOR" "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência sobre a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando sua potência como política pública formadora e transformadora. Atuando como bolsista em uma escola da zona rural de Bocaiúva/MG, com turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, pude vivenciar, de forma intensa, a realidade do chão da escola pública. O programa beneficia diretamente os bolsistas ao proporcionar uma ajuda de custo mensal que, apesar de modesta, reconhece o tempo e a dedicação investidos semanalmente nas práticas pedagógicas. Mais que isso, oferece uma vivência concreta do cotidiano escolar, indo além dos muros teóricos da universidade e possibilitando o encontro com professores experientes, que se tornam referência e inspiração. A escola também é beneficiada: os bolsistas colaboram no atendimento a alunos com dificuldades, apoiam o trabalho docente e fortalecem a rotina pedagógica com presença ativa e sensível. Para os alunos, o impacto é direto: ganham mais atenção, auxílio nas tarefas, acolhimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa e reflexiva, embasada em Freire (1996), Tardif (2014) e Nóvoa (1992), que reforçam a importância da prática na formação de professores. Os resultados apontam que o PIBID não é apenas uma oportunidade: é uma necessidade. Ele aproxima futuros docentes da escola real, potencializa a qualidade do ensino público e fomenta a valorização do magistério. É urgente dar visibilidade a essa política, não apenas para reconhecer sua importância, mas para garantir sua permanência e fortalecimento. Investir no PIBID é garantir que a formação docente esteja alicerçada na realidade da escola pública, construindo uma educação verdadeiramente democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17634_TB8143_14102025081903.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA FERNANDA DA MATA E SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniella.fernanda.m@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128319 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8143 "inscrito_id" => 17634 "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA A ESCOLA E O FUTURO PROFESSOR" "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência sobre a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando sua potência como política pública formadora e transformadora. Atuando como bolsista em uma escola da zona rural de Bocaiúva/MG, com turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, pude vivenciar, de forma intensa, a realidade do chão da escola pública. O programa beneficia diretamente os bolsistas ao proporcionar uma ajuda de custo mensal que, apesar de modesta, reconhece o tempo e a dedicação investidos semanalmente nas práticas pedagógicas. Mais que isso, oferece uma vivência concreta do cotidiano escolar, indo além dos muros teóricos da universidade e possibilitando o encontro com professores experientes, que se tornam referência e inspiração. A escola também é beneficiada: os bolsistas colaboram no atendimento a alunos com dificuldades, apoiam o trabalho docente e fortalecem a rotina pedagógica com presença ativa e sensível. Para os alunos, o impacto é direto: ganham mais atenção, auxílio nas tarefas, acolhimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa e reflexiva, embasada em Freire (1996), Tardif (2014) e Nóvoa (1992), que reforçam a importância da prática na formação de professores. Os resultados apontam que o PIBID não é apenas uma oportunidade: é uma necessidade. Ele aproxima futuros docentes da escola real, potencializa a qualidade do ensino público e fomenta a valorização do magistério. É urgente dar visibilidade a essa política, não apenas para reconhecer sua importância, mas para garantir sua permanência e fortalecimento. Investir no PIBID é garantir que a formação docente esteja alicerçada na realidade da escola pública, construindo uma educação verdadeiramente democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17634_TB8143_14102025081903.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA FERNANDA DA MATA E SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniella.fernanda.m@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }