Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA A ESCOLA E O FUTURO PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128319
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8143
    "inscrito_id" => 17634
    "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA A ESCOLA E O FUTURO PROFESSOR"
    "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência sobre a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando sua potência como política pública formadora e transformadora. Atuando como bolsista em uma escola da zona rural de Bocaiúva/MG, com turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, pude vivenciar, de forma intensa, a realidade do chão da escola pública. O programa beneficia diretamente os bolsistas ao proporcionar uma ajuda de custo mensal que, apesar de modesta, reconhece o tempo e a dedicação investidos semanalmente nas práticas pedagógicas. Mais que isso, oferece uma vivência concreta do cotidiano escolar, indo além dos muros teóricos da universidade e possibilitando o encontro com professores experientes, que se tornam referência e inspiração. A escola também é beneficiada: os bolsistas colaboram no atendimento a alunos com dificuldades, apoiam o trabalho docente e fortalecem a rotina pedagógica com presença ativa e sensível. Para os alunos, o impacto é direto: ganham mais atenção, auxílio nas tarefas, acolhimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa e reflexiva, embasada em Freire (1996), Tardif (2014) e Nóvoa (1992), que reforçam a importância da prática na formação de professores. Os resultados apontam que o PIBID não é apenas uma oportunidade: é uma necessidade. Ele aproxima futuros docentes da escola real, potencializa a qualidade do ensino público e fomenta a valorização do magistério. É urgente dar visibilidade a essa política, não apenas para reconhecer sua importância, mas para garantir sua permanência e fortalecimento. Investir no PIBID é garantir que a formação docente esteja alicerçada na realidade da escola pública, construindo uma educação verdadeiramente democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17634_TB8143_14102025081903.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA FERNANDA DA MATA E SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniella.fernanda.m@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128319
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8143
    "inscrito_id" => 17634
    "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA A ESCOLA E O FUTURO PROFESSOR"
    "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência sobre a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando sua potência como política pública formadora e transformadora. Atuando como bolsista em uma escola da zona rural de Bocaiúva/MG, com turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, pude vivenciar, de forma intensa, a realidade do chão da escola pública. O programa beneficia diretamente os bolsistas ao proporcionar uma ajuda de custo mensal que, apesar de modesta, reconhece o tempo e a dedicação investidos semanalmente nas práticas pedagógicas. Mais que isso, oferece uma vivência concreta do cotidiano escolar, indo além dos muros teóricos da universidade e possibilitando o encontro com professores experientes, que se tornam referência e inspiração. A escola também é beneficiada: os bolsistas colaboram no atendimento a alunos com dificuldades, apoiam o trabalho docente e fortalecem a rotina pedagógica com presença ativa e sensível. Para os alunos, o impacto é direto: ganham mais atenção, auxílio nas tarefas, acolhimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa e reflexiva, embasada em Freire (1996), Tardif (2014) e Nóvoa (1992), que reforçam a importância da prática na formação de professores. Os resultados apontam que o PIBID não é apenas uma oportunidade: é uma necessidade. Ele aproxima futuros docentes da escola real, potencializa a qualidade do ensino público e fomenta a valorização do magistério. É urgente dar visibilidade a essa política, não apenas para reconhecer sua importância, mas para garantir sua permanência e fortalecimento. Investir no PIBID é garantir que a formação docente esteja alicerçada na realidade da escola pública, construindo uma educação verdadeiramente democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17634_TB8143_14102025081903.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA FERNANDA DA MATA E SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniella.fernanda.m@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo apresenta um relato de experiência sobre a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando sua potência como política pública formadora e transformadora. Atuando como bolsista em uma escola da zona rural de Bocaiúva/MG, com turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, pude vivenciar, de forma intensa, a realidade do chão da escola pública. O programa beneficia diretamente os bolsistas ao proporcionar uma ajuda de custo mensal que, apesar de modesta, reconhece o tempo e a dedicação investidos semanalmente nas práticas pedagógicas. Mais que isso, oferece uma vivência concreta do cotidiano escolar, indo além dos muros teóricos da universidade e possibilitando o encontro com professores experientes, que se tornam referência e inspiração. A escola também é beneficiada: os bolsistas colaboram no atendimento a alunos com dificuldades, apoiam o trabalho docente e fortalecem a rotina pedagógica com presença ativa e sensível. Para os alunos, o impacto é direto: ganham mais atenção, auxílio nas tarefas, acolhimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa e reflexiva, embasada em Freire (1996), Tardif (2014) e Nóvoa (1992), que reforçam a importância da prática na formação de professores. Os resultados apontam que o PIBID não é apenas uma oportunidade: é uma necessidade. Ele aproxima futuros docentes da escola real, potencializa a qualidade do ensino público e fomenta a valorização do magistério. É urgente dar visibilidade a essa política, não apenas para reconhecer sua importância, mas para garantir sua permanência e fortalecimento. Investir no PIBID é garantir que a formação docente esteja alicerçada na realidade da escola pública, construindo uma educação verdadeiramente democrática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.