Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AULAS DA 1ª SÉRIE DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo demostrar a importância da Educação Social como instrumento para a inserção da Educação Ambiental em aulas da 1ª. Série do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFBA, Campus Vitória da Conquista. A educação social, no âmbito da questão ambiental, refere-se às práticas, ações e métodos destinados a conscientizar e mobilizar os discentes na comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais. Ela busca transformar comportamentos e atitudes, promovendo valores como a responsabilidade coletiva, o respeito à biodiversidade e a interdependência entre humanos e natureza. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito fundamental, vinculando-o à qualidade de vida e à dignidade humana. Para tanto, consagra no art. 225, §1º, VI, a necessidade de promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, o que abrange, portanto, o Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFBA, Campus Vitória da Conquista. Para isso, a presente pesquisa alicerçou-se como exploratória, recorrendo, ainda, à revisão bibliográfica e à analise documental, diante da necessidade de não apenas investigar as publicações científicas sobre “Educação Social” e “Educação Ambiental”, mas, também, conteúdos normativos vigentes sobre o tema. Os resutados da pesquisa indicaram haver lastro teórico e normativo para se utilizar a educação social como instrumento de promoção da Educação Ambiental no ambiente escolar, em especial no Curso Técnico apontado, colaborando, sobremaneira, para a formação discente como um cidadão ambiental, estando apto, portanto, para compreender e materializar a sustentabilidade ambiental em suas práticas cotidianas.

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