GÊNERO E SEXUALIDADE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO DOCUMENTO CURRICULAR DA BAHIA: UM ENFOQUE PEDAGÓGICO
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Ambos são documentos normativos que orientam a prática pedagógica e a construção de uma educação comprometida com a diversidade, a equidade e os direitos humanos. O objetivo da pesquisa é compreender os impactos das diretrizes relacionadas às temáticas de gênero e sexualidade, bem como sua relevância nos referidos documentos, a fim de discutir como os/as professores/as incorporam essas questões em suas práticas educativas. A metodologia adotada é qualitativa, com aplicação de questionário a professores/as da rede municipal de Amargosa, especificamente do Núcleo 03. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que ainda há dificuldades e resistências por parte dos/as docentes no tratamento pedagógico dessas temáticas. Apesar de a BNCC e o DCRB reconhecerem sua importância, muitas escolas e professores/as demonstram despreparo para abordá-las de forma crítica, reflexiva e inclusiva. 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