Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MUSEU VIVO DA CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE CAMPINA GRANDE: ANOS DOURADOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse texto é parte da pesquisa em desenvolvimento, “O Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcanti: Experiências e Contribuições à Formação de Professores de Física” em que, utilizando a metodologia de História oral (Meihy, 2005), apresentamos em forma de monólogos, 20 entrevistas com ex-monitores - licenciandos em Física - e ex-coordenadores, que contribuíram com atividades na área de Física no Museu Vivo entre 1992 a 2022. Esses monólogos expõem características, memórias, sentimentos e experiencias de importantes protagonistas que participaram e ajudaram a construir a histórica do Museu Vivo. Além dos monólogos, a pesquisa apresenta uma versão histórica do Museu Vivo produzida a partir dos monólogos, fotografias, falas informais, depoimentos em redes sociais, relatórios, leis e percepções dos pesquisadores durante visitas ao Museu. Esse estudo nos serviu para conhecer e destacar tanto os monitores e coordenadores quanto a rica contribuição educacional e formativa oportunizada pelo Museu Vivo à sociedade. Entretanto, devido ao limitado espaço, objetivamos aqui apresentar parte da versão histórica do Museu para compreendermos sua constituição e funcionamento, além de ampliar a discursão da importância dos Museus e Centros de Ciências na construção da cidadania. Mas, por que pesquisar o Museu Vivo? Porque essa instituição serviu de intercâmbio científico e cultural importante; contribuiu para a interação de conhecimentos acadêmicos com saberes e práticas sociais; realizou formação continuada de professores; proporcionou possibilidades formativas à licenciandos; foi um ambiente de observação e de coleta de dados para pesquisas.

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