UMA REFLEXÃO SOBRE O AUTISMO NUMA INTER-RELAÇÃO: FAMÍLIA-ESCOLA E SOCIEDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128324 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8154 "inscrito_id" => 17854 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE O AUTISMO NUMA INTER-RELAÇÃO: FAMÍLIA-ESCOLA E SOCIEDADE" "resumo" => "O autismo é um distúrbio que não tem definição precisa pela ciência, mas que deve ser tratada desde seu primórdio, pois quanto mais cedo se inicia o tratamento mais fácil é de amenizar suas consequências no decorrer da vida. Porém, nem sempre o autismo é detectado nos primeiros meses de vida devido à ausência de conhecimento desta síndrome por seus pais. A criança autista cria um mundo somente seu, “fora da realidade”, se tornando um indivíduo anti-social, o que dificulta o processo de socialização, por isso, a família deve buscar sempre criar um ambiente socializador para estimular a criança autista a se envolver com os outros numa socialização real. O objetivo desse estudo é compreender o autismo e o mundo dos autistas para garantir um bom atendimento e assim, auxiliar no desenvolvimento das habilidades das crianças autistas. Ao compreender o autismo, os profissionais da educação e a família devem lidar com a criança autista sempre com amor, afeto, cuidado dentre outros sentimentos, são essenciais para a valorização da criança, mesmo que ela não esteja percebendo esses sentimentos devido ao isolamento causado por este transtorno, pois o autista não consegue expressar emoções. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica, fazendo uma reflexão sobre o autismo sob diferentes óticas de diversos autores. Dessa forma, o ambiente escolar precisa ser voltado para atender as necessidades do autista. Os educadores, por sua vez, devem estar preparados para trabalhar com a criança autista, atendendo a realidade de cada educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17854_TB8154_31102025102524.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHIRLEY BEZERRA CARNEIRO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CHIRLEY" "autor_email" => "chirleyneiro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128324 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8154 "inscrito_id" => 17854 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE O AUTISMO NUMA INTER-RELAÇÃO: FAMÍLIA-ESCOLA E SOCIEDADE" "resumo" => "O autismo é um distúrbio que não tem definição precisa pela ciência, mas que deve ser tratada desde seu primórdio, pois quanto mais cedo se inicia o tratamento mais fácil é de amenizar suas consequências no decorrer da vida. Porém, nem sempre o autismo é detectado nos primeiros meses de vida devido à ausência de conhecimento desta síndrome por seus pais. A criança autista cria um mundo somente seu, “fora da realidade”, se tornando um indivíduo anti-social, o que dificulta o processo de socialização, por isso, a família deve buscar sempre criar um ambiente socializador para estimular a criança autista a se envolver com os outros numa socialização real. O objetivo desse estudo é compreender o autismo e o mundo dos autistas para garantir um bom atendimento e assim, auxiliar no desenvolvimento das habilidades das crianças autistas. Ao compreender o autismo, os profissionais da educação e a família devem lidar com a criança autista sempre com amor, afeto, cuidado dentre outros sentimentos, são essenciais para a valorização da criança, mesmo que ela não esteja percebendo esses sentimentos devido ao isolamento causado por este transtorno, pois o autista não consegue expressar emoções. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica, fazendo uma reflexão sobre o autismo sob diferentes óticas de diversos autores. Dessa forma, o ambiente escolar precisa ser voltado para atender as necessidades do autista. Os educadores, por sua vez, devem estar preparados para trabalhar com a criança autista, atendendo a realidade de cada educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17854_TB8154_31102025102524.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHIRLEY BEZERRA CARNEIRO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CHIRLEY" "autor_email" => "chirleyneiro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }