CULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: USOS DAS MEMÓRIAS NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BELO/JACOBINA-BA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128333 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8170 "inscrito_id" => 17720 "titulo" => "CULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: USOS DAS MEMÓRIAS NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BELO/JACOBINA-BA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que investiga os usos da memória no ensino de História na Escola Municipal João Belo, localizada em Jacobina-BA. Com base em referenciais teóricos como Nora (1993), Halbwachs (2004), Certeau (1994), Fonseca (2003) e Julia (1995), a pesquisa analisou como memórias individuais e coletivas contribuem para a constituição da cultura escolar e a construção da identidade institucional. A investigação foi conduzida por meio de estudo de caso, utilizando observações do cotidiano escolar, análise de fontes orais, escritas e iconográficas, bem como rodas de conversa com professores e alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que há forte presença de uma cultura de solidariedade na instituição, porém com limitações nos espaços de convivência e lazer, o que impacta negativamente na qualidade da educação. Constatou-se que o ensino de História ainda está atrelado a uma perspectiva nacionalista e tradicional, com pouco espaço para a valorização da história local e das vivências dos alunos. Como ação interventiva, foi proposto coletivamente um projeto de criação de um Centro de Memória Escolar, com o objetivo de promover o sentimento de pertencimento e contribuir para uma prática pedagógica mais contextualizada e significativa. A pesquisa evidencia a importância de se repensar o ensino de História a partir da cultura escolar e das memórias vividas, como forma de enriquecer o processo educativo e fortalecer os vínculos entre escola e comunidade. Palavras-chave: cultura escolar, ensino de História, memória, identidade, escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17720_TB8170_30102025174555.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA NUNES SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielansvv@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128333 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8170 "inscrito_id" => 17720 "titulo" => "CULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: USOS DAS MEMÓRIAS NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BELO/JACOBINA-BA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que investiga os usos da memória no ensino de História na Escola Municipal João Belo, localizada em Jacobina-BA. Com base em referenciais teóricos como Nora (1993), Halbwachs (2004), Certeau (1994), Fonseca (2003) e Julia (1995), a pesquisa analisou como memórias individuais e coletivas contribuem para a constituição da cultura escolar e a construção da identidade institucional. A investigação foi conduzida por meio de estudo de caso, utilizando observações do cotidiano escolar, análise de fontes orais, escritas e iconográficas, bem como rodas de conversa com professores e alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que há forte presença de uma cultura de solidariedade na instituição, porém com limitações nos espaços de convivência e lazer, o que impacta negativamente na qualidade da educação. Constatou-se que o ensino de História ainda está atrelado a uma perspectiva nacionalista e tradicional, com pouco espaço para a valorização da história local e das vivências dos alunos. Como ação interventiva, foi proposto coletivamente um projeto de criação de um Centro de Memória Escolar, com o objetivo de promover o sentimento de pertencimento e contribuir para uma prática pedagógica mais contextualizada e significativa. A pesquisa evidencia a importância de se repensar o ensino de História a partir da cultura escolar e das memórias vividas, como forma de enriquecer o processo educativo e fortalecer os vínculos entre escola e comunidade. Palavras-chave: cultura escolar, ensino de História, memória, identidade, escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17720_TB8170_30102025174555.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA NUNES SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielansvv@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }