Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da ludicidade no ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil, destacando sua relevância para o desenvolvimento integral das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Piaget (1970, 1975), Vygotsky (1991), Kishimoto (2011), Oliveira e Souza (2018), Silva (2020), além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). As reflexões evidenciam que o brincar, linguagem natural da infância, constitui um recurso pedagógico potente, capaz de transformar o ensino da língua estrangeira em uma experiência significativa, prazerosa e contextualizada. As atividades lúdicas, como jogos, músicas, contação de histórias, dramatizações e simulações, promovem o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e emocional das crianças, favorecendo a autonomia, a autoestima, a criatividade e o engajamento ativo no processo de aprendizagem. A pesquisa demonstra que a integração da ludicidade ao ensino do inglês na primeira infância está alinhada às diretrizes da BNCC, contribuindo para práticas pedagógicas mais humanizadas, inclusivas e interdisciplinares, que respeitam as especificidades do desenvolvimento infantil. Conclui-se que o ensino de inglês na Educação Infantil, quando permeado pela ludicidade e planejado com intencionalidade pedagógica, potencializa a construção do conhecimento, fortalece vínculos, amplia as oportunidades de interação social e prepara as crianças para uma atuação cidadã em um mundo globalizado e culturalmente diverso.

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