LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128336 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8173 "inscrito_id" => 15745 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da ludicidade no ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil, destacando sua relevância para o desenvolvimento integral das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Piaget (1970, 1975), Vygotsky (1991), Kishimoto (2011), Oliveira e Souza (2018), Silva (2020), além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). As reflexões evidenciam que o brincar, linguagem natural da infância, constitui um recurso pedagógico potente, capaz de transformar o ensino da língua estrangeira em uma experiência significativa, prazerosa e contextualizada. As atividades lúdicas, como jogos, músicas, contação de histórias, dramatizações e simulações, promovem o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e emocional das crianças, favorecendo a autonomia, a autoestima, a criatividade e o engajamento ativo no processo de aprendizagem. A pesquisa demonstra que a integração da ludicidade ao ensino do inglês na primeira infância está alinhada às diretrizes da BNCC, contribuindo para práticas pedagógicas mais humanizadas, inclusivas e interdisciplinares, que respeitam as especificidades do desenvolvimento infantil. Conclui-se que o ensino de inglês na Educação Infantil, quando permeado pela ludicidade e planejado com intencionalidade pedagógica, potencializa a construção do conhecimento, fortalece vínculos, amplia as oportunidades de interação social e prepara as crianças para uma atuação cidadã em um mundo globalizado e culturalmente diverso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15745_TB8173_14102025104144.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN VIEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "professorawellen@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128336 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8173 "inscrito_id" => 15745 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da ludicidade no ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil, destacando sua relevância para o desenvolvimento integral das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Piaget (1970, 1975), Vygotsky (1991), Kishimoto (2011), Oliveira e Souza (2018), Silva (2020), além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). As reflexões evidenciam que o brincar, linguagem natural da infância, constitui um recurso pedagógico potente, capaz de transformar o ensino da língua estrangeira em uma experiência significativa, prazerosa e contextualizada. As atividades lúdicas, como jogos, músicas, contação de histórias, dramatizações e simulações, promovem o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e emocional das crianças, favorecendo a autonomia, a autoestima, a criatividade e o engajamento ativo no processo de aprendizagem. A pesquisa demonstra que a integração da ludicidade ao ensino do inglês na primeira infância está alinhada às diretrizes da BNCC, contribuindo para práticas pedagógicas mais humanizadas, inclusivas e interdisciplinares, que respeitam as especificidades do desenvolvimento infantil. Conclui-se que o ensino de inglês na Educação Infantil, quando permeado pela ludicidade e planejado com intencionalidade pedagógica, potencializa a construção do conhecimento, fortalece vínculos, amplia as oportunidades de interação social e prepara as crianças para uma atuação cidadã em um mundo globalizado e culturalmente diverso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15745_TB8173_14102025104144.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN VIEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "professorawellen@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }