Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL, UMA PESQUISA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE MUNICIPAL MAGDALENA ARCE DAOU EM MANAUS -AM.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho investigou a participação das famílias na construção de um jardim sensorial em creches com Atendimento Educacional Especializado, com o objetivo de compreender como essa vivência coletiva contribui para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas. Fundamentado em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo analisou autores que discutem a educação ambiental, a pedagogia sensorial, a inclusão e o papel ativo da família na Educação Infantil, com ênfase na valorização da escuta, do vínculo afetivo e da corresponsabilidade entre escola e comunidade. O jardim sensorial foi compreendido não apenas como um recurso físico para a estimulação multissensorial de crianças com deficiência, mas como um território simbólico e afetivo, no qual se constroem experiências significativas entre crianças, educadores e familiares. A pesquisa apontou que a participação ativa das famílias fortalece os vínculos institucionais, legitima os saberes parentais e amplia a eficácia das práticas pedagógicas voltadas à diversidade. O referencial teórico analisado indicou que o envolvimento familiar na criação e mediação do jardim sensorial favorece o desenvolvimento integral das crianças, promovendo bem-estar, pertencimento e expressão subjetiva. Os resultados revelaram que práticas pedagógicas centradas na natureza e no diálogo intergeracional contribuem significativamente para transformar a lógica excludente da escola tradicional em uma vivência educativa mais democrática, sensível e inclusiva. O estudo concluiu que a construção coletiva de espaços como o jardim sensorial representa uma estratégia potente para articular educação ambiental, inclusão e participação social, reforçando a necessidade de políticas públicas e formações docentes que reconheçam e promovam a centralidade das famílias no processo educativo desde a primeira infância.

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