ENTRE VERSOS E SABERES: A LITERATURA DE CORDEL COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NA EJA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128341 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8187 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "ENTRE VERSOS E SABERES: A LITERATURA DE CORDEL COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NA EJA" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo foi desenvolver uma proposta metodológica de ensino de leitura fundamentada no letramento sociocultural e histórico. A literatura de cordel, por sua relevância como manifestação cultural, histórica e discursiva, foi adotada como eixo articulador da proposta pedagógica. A investigação teve como procedimentos metodológicos a observação da prática docente no 2º segmento da EJA, em uma escola do interior paraibano, e a aplicação de um questionário destinado a compreender as concepções e práticas dos professores no trabalho com a leitura. Os dados evidenciaram fragilidades nas práticas pedagógicas voltadas à leitura, indicando a necessidade de intervenções que considerem os contextos socioculturais dos sujeitos da EJA. A partir desse diagnóstico, foi implementada uma proposta de trabalho com a literatura de cordel, visando à promoção de práticas de letramento que dialoguem com a realidade social, política, econômica e cultural dos educandos. Os resultados indicam que a utilização do cordel como recurso pedagógico contribuiu significativamente para o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos, além de fortalecer processos formativos vinculados à construção da cidadania e à valorização dos saberes locais, na oportunidade, foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1820_TB8187_14102025112704.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES" "autor_email" => "aparecidafernandes505@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128341 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8187 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "ENTRE VERSOS E SABERES: A LITERATURA DE CORDEL COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NA EJA" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo foi desenvolver uma proposta metodológica de ensino de leitura fundamentada no letramento sociocultural e histórico. A literatura de cordel, por sua relevância como manifestação cultural, histórica e discursiva, foi adotada como eixo articulador da proposta pedagógica. A investigação teve como procedimentos metodológicos a observação da prática docente no 2º segmento da EJA, em uma escola do interior paraibano, e a aplicação de um questionário destinado a compreender as concepções e práticas dos professores no trabalho com a leitura. Os dados evidenciaram fragilidades nas práticas pedagógicas voltadas à leitura, indicando a necessidade de intervenções que considerem os contextos socioculturais dos sujeitos da EJA. A partir desse diagnóstico, foi implementada uma proposta de trabalho com a literatura de cordel, visando à promoção de práticas de letramento que dialoguem com a realidade social, política, econômica e cultural dos educandos. Os resultados indicam que a utilização do cordel como recurso pedagógico contribuiu significativamente para o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos, além de fortalecer processos formativos vinculados à construção da cidadania e à valorização dos saberes locais, na oportunidade, foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1820_TB8187_14102025112704.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES" "autor_email" => "aparecidafernandes505@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }