Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM PERSPECTIVA CRÍTICA: O PIBID, A PRÁTICA SOCIAL E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta produção é fruto da experiência vivenciada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, do subprojeto Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, iniciado em novembro de 2024. Nasce da participação no PIBID enquanto supervisora e também como produção vinculada aos estudos em nível de mestrado na URCA. O referido projeto, intitulado O Ensino de Ciências Naturais e Sociais na Educação Básica, é uma intervenção pedagógica de alunos do curso de Pedagogia, sendo desenvolvidas atividades em uma escola da rede pública, localizada na zona rural do município de Crato-CE. O objetivo geral consiste em apresentar os conceitos científicos através de projetos com a intenção de promover a alfabetização científica a partir da prática social dos alunos de uma escola do campo, superando o conhecimento cotidiano e colaborando na construção do raciocínio científico, da compreensão crítica do mundo e na tomada de posição. Para tal, no primeiro semestre do programa os projetos se concentram na área de Ciências Naturais e exploram conceitos ligados à vida, preservação, meio-ambiente e saúde, aproveitando o entorno da escola e os conhecimentos populares acerca do meio em que se está inserido. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, já que na medida em que é realizada, produz alterações no campo em que está inserida. Adota-se como método de análise a dialética, e investiga-se, de forma transdisciplinar, como a aquisição de conceitos colabora com o processo de leitura, escrita e pensamento, compreendendo o método sóciolinguístico. Considerando a discussão de Saviani (1991) sobre a Pedagogia Histórico-Crítica como perspectiva, espera-se que o projeto proporcione aos estudantes pibidianos e aos alunos atendidos pelo programa o domínio progressivo de conhecimentos que possibilitem a ação transformadora sobre o meio, fruto de uma leitura adequada da realidade natural e social

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