O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM PERSPECTIVA CRÍTICA: O PIBID, A PRÁTICA SOCIAL E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8196 "inscrito_id" => 16164 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM PERSPECTIVA CRÍTICA: O PIBID, A PRÁTICA SOCIAL E O PENSAMENTO CIENTÍFICO" "resumo" => "Esta produção é fruto da experiência vivenciada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, do subprojeto Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, iniciado em novembro de 2024. Nasce da participação no PIBID enquanto supervisora e também como produção vinculada aos estudos em nível de mestrado na URCA. O referido projeto, intitulado O Ensino de Ciências Naturais e Sociais na Educação Básica, é uma intervenção pedagógica de alunos do curso de Pedagogia, sendo desenvolvidas atividades em uma escola da rede pública, localizada na zona rural do município de Crato-CE. O objetivo geral consiste em apresentar os conceitos científicos através de projetos com a intenção de promover a alfabetização científica a partir da prática social dos alunos de uma escola do campo, superando o conhecimento cotidiano e colaborando na construção do raciocínio científico, da compreensão crítica do mundo e na tomada de posição. Para tal, no primeiro semestre do programa os projetos se concentram na área de Ciências Naturais e exploram conceitos ligados à vida, preservação, meio-ambiente e saúde, aproveitando o entorno da escola e os conhecimentos populares acerca do meio em que se está inserido. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, já que na medida em que é realizada, produz alterações no campo em que está inserida. Adota-se como método de análise a dialética, e investiga-se, de forma transdisciplinar, como a aquisição de conceitos colabora com o processo de leitura, escrita e pensamento, compreendendo o método sóciolinguístico. Considerando a discussão de Saviani (1991) sobre a Pedagogia Histórico-Crítica como perspectiva, espera-se que o projeto proporcione aos estudantes pibidianos e aos alunos atendidos pelo programa o domínio progressivo de conhecimentos que possibilitem a ação transformadora sobre o meio, fruto de uma leitura adequada da realidade natural e social" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16164_TB8196_20102025151742.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ TELES LIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "biateleslira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8196 "inscrito_id" => 16164 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM PERSPECTIVA CRÍTICA: O PIBID, A PRÁTICA SOCIAL E O PENSAMENTO CIENTÍFICO" "resumo" => "Esta produção é fruto da experiência vivenciada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, do subprojeto Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, iniciado em novembro de 2024. Nasce da participação no PIBID enquanto supervisora e também como produção vinculada aos estudos em nível de mestrado na URCA. O referido projeto, intitulado O Ensino de Ciências Naturais e Sociais na Educação Básica, é uma intervenção pedagógica de alunos do curso de Pedagogia, sendo desenvolvidas atividades em uma escola da rede pública, localizada na zona rural do município de Crato-CE. O objetivo geral consiste em apresentar os conceitos científicos através de projetos com a intenção de promover a alfabetização científica a partir da prática social dos alunos de uma escola do campo, superando o conhecimento cotidiano e colaborando na construção do raciocínio científico, da compreensão crítica do mundo e na tomada de posição. Para tal, no primeiro semestre do programa os projetos se concentram na área de Ciências Naturais e exploram conceitos ligados à vida, preservação, meio-ambiente e saúde, aproveitando o entorno da escola e os conhecimentos populares acerca do meio em que se está inserido. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, já que na medida em que é realizada, produz alterações no campo em que está inserida. Adota-se como método de análise a dialética, e investiga-se, de forma transdisciplinar, como a aquisição de conceitos colabora com o processo de leitura, escrita e pensamento, compreendendo o método sóciolinguístico. Considerando a discussão de Saviani (1991) sobre a Pedagogia Histórico-Crítica como perspectiva, espera-se que o projeto proporcione aos estudantes pibidianos e aos alunos atendidos pelo programa o domínio progressivo de conhecimentos que possibilitem a ação transformadora sobre o meio, fruto de uma leitura adequada da realidade natural e social" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16164_TB8196_20102025151742.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ TELES LIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "biateleslira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }