A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O CÓDIGO TÁTIL: UMA EXPERIÊNCIA NA CRECHE MUNICIPAL MAGDALENA ARCE DAOU EM MANAUS.
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Referencial Teórico: Os serviços de Atenção Precoce deverão portanto ter como eixo a perspectiva inclusiva e o processo de aprendizagem global das crianças devendo fixar objetivos pedagógicos direcionados a aquisição de competências humanas e socias (BRASIL, 2024). Neste contexto a utilização de um código tátil de acesso a cores para crianças com deficiência visual com objetivo de facilitar a aquisição de habilidades expressas no currículo da Educação Infantil é uma importante estratégia. Metodologia: Esta pesquisa tem como os meios de investigação a natureza exploratória associada aos procedimentos da pesquisa-ação e tendo quanto a abordagem do problema a pesquisa qualitativa dos resultados. A pesquisa-ação nas palavras de Fonseca (2002) revela uma participação planejada do pesquisador na situação investigada. O lócus do trabalho foi uma creche pública localizada no município de Manaus. As ações pedagógicas constituíram quatro etapas complementares: estudo de caso, produção dos recursos pedagógicos, apresentação do material e desenvolvimento das estratégias pedagógicas de aplicação, orientações pedagógicas aos docentes das salas referência e orientação e direcionamento executório das propostas em ambiente do lar. O estudo apontou benefícios no processo de aprendizagem na identificação das cores pela criança atendida. Resultados Finais: O sistema tátil apresentado teve inspiração na abordagem “See color” (Marchi, 2019), e foi desenvolvido através da criação de protótipos de tecnologia de baixo custo (papelão). Observamos que a estratégia sensorial atrelada à ludicidade foi fundamental e potencializou o acesso da criança nas atividades acadêmicas e de autonomia." 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