ENSINO DE HISTÓRIA, CONHECIMENTO E CURRÍCULO
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Desde o século XIX, o ensino de História integra os currículos com o objetivo de formar cidadãos críticos, conscientes de sua identidade e capazes de pensar historicamente. O cotidiano escolar, composto por rotinas e práticas não oficializadas, exerce forte influência na construção do currículo real. A prática docente, por sua vez, é essencial nesse processo, pois os professores adaptam e ressignificam os saberes acadêmicos conforme sua realidade e a de seus alunos. A cultura escolar, nesse sentido, é um espaço de articulação entre teoria, prática e contexto social. Leis como a LDB e documentos como os PCNs e as DCNs orientam os currículos escolares, promovendo valores como cidadania, ética e pensamento crítico. A interdisciplinaridade é proposta como forma de superar a fragmentação entre disciplinas e promover uma formação mais integrada e significativa. Autores como Forquin, Tardif, Bittencourt e Cerri destacam que o conhecimento escolar passa por processos de reinterpretação e adaptação, sendo influenciado por contextos sociais, ideológicos e pedagógicos. O texto critica abordagens dogmáticas e defende um ensino dialógico, contextualizado e conectado às vivências dos estudantes. Por fim, ressalta-se a escassez de materiais didáticos que utilizem recursos como a música (em especial o rock) no ensino de História e em avaliações como o ENEM, propondo uma análise mais crítica e criativa desses instrumentos na formação histórica dos alunos." 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