Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCAR É COISA SÉRIA: A POTÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Brincar é uma linguagem essencial da infância e elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sendo reconhecido como um direito pela legislação educacional brasileira. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça esse papel ao apontar o brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a ser garantido na educação infantil. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do brincar na educação infantil e a potência do lúdico no processo de aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica de autores como Teixeira (2017), Richter e Barbosa (2010), Sarmento (2007), Horn et al. (2015), Finco, Barbosa e Faria (2015), entre outros. A partir da análise, observa-se que a brincadeira favorece a construção da autonomia, das relações sociais, da criatividade e da linguagem simbólica, sendo uma prática que articula imaginação, vivência e aprendizagem. Contudo, ainda é comum encontrar práticas que desvalorizam o brincar, tornandoo uma ferramenta meramente pedagógica e esvaziando sua essência. É necessário que o educador planeje momentos lúdicos com intencionalidade, mas sem comprometer a espontaneidade e o prazer da brincadeira. Brincar não é tempo perdido, mas tempo de ser, de aprender e de se humanizar. Portanto, reconhecer a potência do lúdico na infância é assumir o compromisso com uma educação mais sensível, respeitosa e transformadora.

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