BRINCAR É COISA SÉRIA: A POTÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128356 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8224 "inscrito_id" => 14014 "titulo" => "BRINCAR É COISA SÉRIA: A POTÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Brincar é uma linguagem essencial da infância e elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sendo reconhecido como um direito pela legislação educacional brasileira. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça esse papel ao apontar o brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a ser garantido na educação infantil. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do brincar na educação infantil e a potência do lúdico no processo de aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica de autores como Teixeira (2017), Richter e Barbosa (2010), Sarmento (2007), Horn et al. (2015), Finco, Barbosa e Faria (2015), entre outros. A partir da análise, observa-se que a brincadeira favorece a construção da autonomia, das relações sociais, da criatividade e da linguagem simbólica, sendo uma prática que articula imaginação, vivência e aprendizagem. Contudo, ainda é comum encontrar práticas que desvalorizam o brincar, tornandoo uma ferramenta meramente pedagógica e esvaziando sua essência. É necessário que o educador planeje momentos lúdicos com intencionalidade, mas sem comprometer a espontaneidade e o prazer da brincadeira. Brincar não é tempo perdido, mas tempo de ser, de aprender e de se humanizar. Portanto, reconhecer a potência do lúdico na infância é assumir o compromisso com uma educação mais sensível, respeitosa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14014_TB8224_30102025135448.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA EDUARDA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camieduarda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128356 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8224 "inscrito_id" => 14014 "titulo" => "BRINCAR É COISA SÉRIA: A POTÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Brincar é uma linguagem essencial da infância e elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sendo reconhecido como um direito pela legislação educacional brasileira. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça esse papel ao apontar o brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a ser garantido na educação infantil. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do brincar na educação infantil e a potência do lúdico no processo de aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica de autores como Teixeira (2017), Richter e Barbosa (2010), Sarmento (2007), Horn et al. (2015), Finco, Barbosa e Faria (2015), entre outros. A partir da análise, observa-se que a brincadeira favorece a construção da autonomia, das relações sociais, da criatividade e da linguagem simbólica, sendo uma prática que articula imaginação, vivência e aprendizagem. Contudo, ainda é comum encontrar práticas que desvalorizam o brincar, tornandoo uma ferramenta meramente pedagógica e esvaziando sua essência. É necessário que o educador planeje momentos lúdicos com intencionalidade, mas sem comprometer a espontaneidade e o prazer da brincadeira. Brincar não é tempo perdido, mas tempo de ser, de aprender e de se humanizar. Portanto, reconhecer a potência do lúdico na infância é assumir o compromisso com uma educação mais sensível, respeitosa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14014_TB8224_30102025135448.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA EDUARDA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camieduarda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }