DO GIZ À NATUREZA: A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS BIÓLOGOS NA EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL
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Implantado em 2016, o projeto promove a educação ambiental crítica e o letramento ecológico para crianças do ensino fundamental, valorizando o bioma Cerrado. Por meio de questionário semiestruturado, foram analisadas respostas de 18 dos 38 extensionistas que participaram do projeto desde sua implantação (47%). Os resultados revelam que a vivência na extensão transformou significativamente a visão dos estudantes sobre o papel social da universidade. Além disso, 88,9% relataram impactos positivos em aspectos pessoais e 99,4% destacaram benefícios acadêmicos. As principais habilidades desenvolvidas incluem comunicação (38,9%) e didática (27,8%), além do fortalecimento da autonomia e da capacidade de resolução de conflitos. Para os egressos que participaram da pesquisa, foi enfatizado que a participação do projeto ainda hoje influencia positivamente sua vida profissional, um deles se tornou educador ambiental e outro manifestou o desejo em se tornar docente. A experiência direta com práticas pedagógicas e com o público infantil levou muitos voluntários a reconsiderarem sua relação com a docência, despertando interesse pela carreira educacional. Os dados evidenciam o potencial da extensão universitária como ferramenta formativa, capaz de integrar saberes acadêmicos e populares em um processo de mão dupla, crítico e transformador. Ressalta-se, portanto, a urgência de ampliar os debates sobre a curricularização da extensão, consolidando-a como eixo estruturante na formação de profissionais socialmente comprometidos." 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