VIVÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PIBIDIANO NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128362 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8233 "inscrito_id" => 15911 "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PIBIDIANO NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "O presente resumo relata as experiências formativas desenvolvidas no primeiro semestre de participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Subprojeto de Pedagogia com aprofundamento em Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre dezembro de 2024 e abril de 2025. As atividades ocorreram em uma escola da zona rural do município de Conde-PB, com foco na turma do 3º ano do Ensino Fundamental. A participação possibilitou a imersão no cotidiano escolar, observando práticas pedagógicas alinhadas à realidade sociocultural local. Dentre as atividades acompanhadas, destacam-se momentos de leitura de parlendas, fábulas, dinâmicas de separação silábica, interpretação de imagens e construção de vocabulário, todas adaptadas ao contexto das crianças do campo. Essas ações dialogam diretamente com a perspectiva de Paulo Freire (1979), com os princípios da obra “A Importância do Ato de Ler”, que enfatiza a leitura do mundo como fundamento para a leitura da palavra. Trabalhar com crianças do campo exige metodologias que respeitem o contexto de vida dos alunos, seus saberes prévios e seu ritmo de aprendizagem. O subprojeto enfatiza a importância da Educação do Campo na formação de docente e desafios enfrentados pelas escolas do campo. Essas vivências reforçam a necessidade de metodologias que articulem as teorias e práticas, respeitando os saberes da comunidade, as histórias e os ensinamentos das famílias. As reuniões formativas na universidade, os estudos teóricos e as produções de fichas de leitura e mapas mentais contribuíram para ampliação da compreensão sobre o papel social das escolas do campo e a importância de um currículo que valorize a identidade. Como resultado, a experiência do PIBID fortalece a formação docente, construção de uma prática educativa mais sensível, inclusiva e contextualizada, e proporciona ao pibidiano amadurecimento na percepção do papel social da escola do campo e a missão com uma educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15911_TB8233_27102025165213.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLACE FILGUEIRA BULHÕES" "autor_nome_curto" => "WALLACE" "autor_email" => "wallacefilgueira@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128362 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8233 "inscrito_id" => 15911 "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PIBIDIANO NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "O presente resumo relata as experiências formativas desenvolvidas no primeiro semestre de participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Subprojeto de Pedagogia com aprofundamento em Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre dezembro de 2024 e abril de 2025. As atividades ocorreram em uma escola da zona rural do município de Conde-PB, com foco na turma do 3º ano do Ensino Fundamental. A participação possibilitou a imersão no cotidiano escolar, observando práticas pedagógicas alinhadas à realidade sociocultural local. Dentre as atividades acompanhadas, destacam-se momentos de leitura de parlendas, fábulas, dinâmicas de separação silábica, interpretação de imagens e construção de vocabulário, todas adaptadas ao contexto das crianças do campo. Essas ações dialogam diretamente com a perspectiva de Paulo Freire (1979), com os princípios da obra “A Importância do Ato de Ler”, que enfatiza a leitura do mundo como fundamento para a leitura da palavra. Trabalhar com crianças do campo exige metodologias que respeitem o contexto de vida dos alunos, seus saberes prévios e seu ritmo de aprendizagem. O subprojeto enfatiza a importância da Educação do Campo na formação de docente e desafios enfrentados pelas escolas do campo. Essas vivências reforçam a necessidade de metodologias que articulem as teorias e práticas, respeitando os saberes da comunidade, as histórias e os ensinamentos das famílias. As reuniões formativas na universidade, os estudos teóricos e as produções de fichas de leitura e mapas mentais contribuíram para ampliação da compreensão sobre o papel social das escolas do campo e a importância de um currículo que valorize a identidade. Como resultado, a experiência do PIBID fortalece a formação docente, construção de uma prática educativa mais sensível, inclusiva e contextualizada, e proporciona ao pibidiano amadurecimento na percepção do papel social da escola do campo e a missão com uma educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15911_TB8233_27102025165213.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLACE FILGUEIRA BULHÕES" "autor_nome_curto" => "WALLACE" "autor_email" => "wallacefilgueira@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }