Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PIBIDIANO NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente resumo relata as experiências formativas desenvolvidas no primeiro semestre de participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Subprojeto de Pedagogia com aprofundamento em Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre dezembro de 2024 e abril de 2025. As atividades ocorreram em uma escola da zona rural do município de Conde-PB, com foco na turma do 3º ano do Ensino Fundamental. A participação possibilitou a imersão no cotidiano escolar, observando práticas pedagógicas alinhadas à realidade sociocultural local. Dentre as atividades acompanhadas, destacam-se momentos de leitura de parlendas, fábulas, dinâmicas de separação silábica, interpretação de imagens e construção de vocabulário, todas adaptadas ao contexto das crianças do campo. Essas ações dialogam diretamente com a perspectiva de Paulo Freire (1979), com os princípios da obra “A Importância do Ato de Ler”, que enfatiza a leitura do mundo como fundamento para a leitura da palavra. Trabalhar com crianças do campo exige metodologias que respeitem o contexto de vida dos alunos, seus saberes prévios e seu ritmo de aprendizagem. O subprojeto enfatiza a importância da Educação do Campo na formação de docente e desafios enfrentados pelas escolas do campo. Essas vivências reforçam a necessidade de metodologias que articulem as teorias e práticas, respeitando os saberes da comunidade, as histórias e os ensinamentos das famílias. As reuniões formativas na universidade, os estudos teóricos e as produções de fichas de leitura e mapas mentais contribuíram para ampliação da compreensão sobre o papel social das escolas do campo e a importância de um currículo que valorize a identidade. Como resultado, a experiência do PIBID fortalece a formação docente, construção de uma prática educativa mais sensível, inclusiva e contextualizada, e proporciona ao pibidiano amadurecimento na percepção do papel social da escola do campo e a missão com uma educação.

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