BRAILLE OU LEDOR? UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O USO DE RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NO ENEM
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Tal iniciativa reforça a importância de um sistema educacional inclusivo, que reconheça as diferenças e assegure a todos o direito de disputar, em igualdade de condições, uma vaga no ensino superior. Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, com o objetivo de identificar limitações e possibilidades dos recursos de acessibilidade oferecidos pelo ENEM a candidatos com deficiência visual. A busca foi realizada nas bases ERIC (Education Resources Information Center), Science Direct, PubMed, JSTOR, SpringerLink e Google Acadêmico utilizando os descritores: "Deficiência visual", "Visual impairment", "Braille", "Auxílio ledor", "Reading aid", "Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)", "National High School Exam (ENEM)", "Inclusão escolar", "School inclusion", "Avaliação de larga escala" e "Large-scale assessment", com operadores booleanos OR e AND. 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