Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRAILLE OU LEDOR? UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O USO DE RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NO ENEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A participação de pessoas cegas ou com deficiência visual no ENEM representa um passo essencial para promover igualdade de acesso à educação e justiça social. A disponibilização de recursos acessíveis, tais como provas em braille, auxílio ledor ou tecnologias adaptadas, possibilita que esses candidatos realizem a avaliação em condições compatíveis com suas necessidades específicas. Tal iniciativa reforça a importância de um sistema educacional inclusivo, que reconheça as diferenças e assegure a todos o direito de disputar, em igualdade de condições, uma vaga no ensino superior. Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, com o objetivo de identificar limitações e possibilidades dos recursos de acessibilidade oferecidos pelo ENEM a candidatos com deficiência visual. A busca foi realizada nas bases ERIC (Education Resources Information Center), Science Direct, PubMed, JSTOR, SpringerLink e Google Acadêmico utilizando os descritores: "Deficiência visual", "Visual impairment", "Braille", "Auxílio ledor", "Reading aid", "Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)", "National High School Exam (ENEM)", "Inclusão escolar", "School inclusion", "Avaliação de larga escala" e "Large-scale assessment", com operadores booleanos OR e AND. Foram selecionados somente estudos completos, publicados em português e inglês, nos últimos 10 anos. A busca inicial resultou em 177 estudos, dos quais apenas 10 foram incluídos na amostra final. Conclui-se que ambos os recursos (braille e auxílio ledor) são importantes ferramentas de acessibilidade, apresentando vantagens significativas quando adequadamente empregados. Entretanto, persistem dificuldades na aplicação desses recursos, como falhas na impressão, volume excessivo e lentidão na leitura com o braille, além de comprometimento da autonomia do candidato devido a falhas técnicas, despreparo e variações na leitura realizadas pelo ledor. Para garantir a eficácia dos recursos é essencial atender às necessidades individuais dos candidatos, qualificar os aplicadores e assegurar uma logística organizada.

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