VERSOS QUE EDUCAM: A LITERATURA DE CORDEL COMO PONTE ENTRE TRADIÇÃO E TECNOLOGIA
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A metodologia sustenta-se em autores como Lima (2023), Moraes e Macedo (2023), Araújo e Costa (2021), Base Nacional Comum Curricular (2017) e adota uma abordagem qualitativa, com atividades lúdicas e interativas, como oficina de cordel, contação de histórias, leitura de imagens, jogo de rimas, confecção de mini folhetos e utilização de plataformas digitais. Além disso, propõe articulação com as famílias, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade. Espera-se fortalecer a identidade, ampliar o repertório e provocar a presença da cultura popular na escola de forma significativa e ativa. O projeto pretende também estimular práticas pedagógicas mais criativas, interdisciplinares e inclusivas, possibilitando a apropriação do cordel como recurso de leitura e expressão atuante. Contribui para a formação de professores ao propor metodologias integradoras que aproximam tradição e inovação, cultura e tecnologia, oralidade e letramento digital. Ao considerar o cordel como Patrimônio Cultural Imaterial, defendemos que esta linguagem deve permanecer viva na escola infantil, não como algo antigo ou retrógrado, mas como uma potente língua da infância e contemporaneidade. Em conclusão, este trabalho reafirma a escola como um espaço de criação, memória e transformação, onde cultura popular e tecnologia se encontram a serviço da infância e da educação." 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