Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A CULTURA DE PERNAMBUCO POR MEIO DE JOGOS DE CARTAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 9º ano do ensino fundamental anos finais da Escola Cecília Meireles, localizada no município de Cumaru, Pernambuco. A atividade teve como objetivo explorar metodologias ativas e lúdicas para o ensino de Geografia, por meio da criação de um jogo de cartas inspirado no jogo UNO, com foco no tema “Cultura de Pernambuco”. A proposta buscou promover o aprendizado de forma criativa, participativa e inclusiva, valorizando os saberes locais e regionais. Durante a elaboração do jogo, os estudantes participaram ativamente na escolha dos conteúdos, na produção das cartas e nas regras do jogo, o que proporcionou momentos de construção coletiva do conhecimento. Após a finalização, o jogo foi aplicado em sala de aula, promovendo interação, curiosidade e engajamento dos alunos. A dinâmica favoreceu a aprendizagem significativa, além de desenvolver habilidades como cooperação, oralidade e pensamento crítico. Os resultados observados apontam que o uso de recursos lúdicos potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais atrativo e acessível. A experiência demonstrou que é possível aliar diversão e conteúdo pedagógico de forma eficiente, despertando o interesse dos estudantes e contribuindo para uma educação mais inclusiva e contextualizada. O jogo também mostrou potencial para ser adaptado e utilizado em outras turmas e disciplinas.

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