PRÁTICAS INOVADORAS EM CONTEXTOS DE CLASSES MULTISSERIADAS EM CENTROS URBANOS
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Foram revisados estudos publicados entre 2015 e 2025 em bases como SciELO, CAPES e ERIC, destacando três eixos centrais: adaptação curricular, colaboração entre alunos e uso de tecnologias digitais. Os resultados apontam que a flexibilização curricular, com ações pedagógicas transdisciplinares e aprendizagem por projetos, tem impacto educativo significativo no atendimento das diversidades que envolvem idade, aprendizagem e conhecimento a cerca do contexto social. A aprendizagem colaborativa e cooperativa (Maturana, 2012) entre pares e grupos heterogêneos, sob mediação (Vigotsky, 1995) do professor surge como alternativa para potencializar a interação e o desenvolvimento histórico-cultural para além do cognitivo. Já as tecnologias digitais, quando integradas de forma crítica, oferecem recursos personalizados (como plataformas adaptativas) e conectam os alunos a contextos globais, superando limitações de espaço físico. Os desafios incluem a formação docente para lidar com a multisseriação e a carência de materiais didáticos específicos. Conclui-se que práticas inovadoras nessas classes exigem políticas públicas articuladas, investimento em formação continuada e valorização da autonomia escolar. A pesquisa evidencia que, longe de ser um obstáculo, a multisseriação em centros urbanos pode se tornar um laboratório de inovação educacional quando associada a metodologias ativas e gestão participativa, a partir de uma inovação curricular que trabalhe tópicos contemporâneos como a sustentabilidade considerando o território educativo como um laboratório vivo de aprendizagens." 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