A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128372 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8245 "inscrito_id" => 17971 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS" "resumo" => "O presente artigo vem abordar um breve relato de como se desenvolveu a educação brasileira nas últimas décadas e a trajetória de estudos que compreende o período desde os anos de 1975 até os dias atuais. O mesmo destaca aspectos relevantes relacionados às tendências pedagógicas que fizeram e ainda fazem parte do sistema nacional de educação no Brasil, considerando teorias e teóricos como: Freire (1987), Morin (2003), Saussure (2004), Brandão (1986 ), dentre outros que contribuíram e ainda contribuem para as mudanças na educação. Muitas mudanças ocorreram durante, todo esse período umas melhoraram e outras nem tanto, mas todas muito importantes para a formação e construção de uma nova sociedade. Por isso, faz-se necessário refletir esse percurso que externa a importância dessas transformações para crescimento pessoal profissional de cada cidadão que está inserido no contexto educacional. Assim ampliando, cada vez mais, a reflexão sobre os caminhos que trilham a formação das crianças e jovens na atualidade possibilitando novos horizontes que contribui para uma reflexão ampla que permite e também dar oportunidade para que outros possam aprender de maneira mais significativa com a finalidade de tornarem-se cidadãos conscientes e capazes de opinar nas questões sociais, políticas, econômicas dentro e fora de sua comunidade. Faz-se necessário continuar buscando o acesso ao conhecimento, pois é pela educação que poderemos transformar visões e contribuir para um futuro melhor. Dessa forma abre-se um leque de questões sobre o aprendizado as tendências e busca diária por conhecimentos de mundo. Uma vez que a educação hoje não pode nem deve ser comparada com década atrás." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17971_TB8245_19102025140653.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENA THAIS PEREIRA DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BRENA" "autor_email" => "brenathais23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128372 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8245 "inscrito_id" => 17971 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS" "resumo" => "O presente artigo vem abordar um breve relato de como se desenvolveu a educação brasileira nas últimas décadas e a trajetória de estudos que compreende o período desde os anos de 1975 até os dias atuais. O mesmo destaca aspectos relevantes relacionados às tendências pedagógicas que fizeram e ainda fazem parte do sistema nacional de educação no Brasil, considerando teorias e teóricos como: Freire (1987), Morin (2003), Saussure (2004), Brandão (1986 ), dentre outros que contribuíram e ainda contribuem para as mudanças na educação. Muitas mudanças ocorreram durante, todo esse período umas melhoraram e outras nem tanto, mas todas muito importantes para a formação e construção de uma nova sociedade. Por isso, faz-se necessário refletir esse percurso que externa a importância dessas transformações para crescimento pessoal profissional de cada cidadão que está inserido no contexto educacional. Assim ampliando, cada vez mais, a reflexão sobre os caminhos que trilham a formação das crianças e jovens na atualidade possibilitando novos horizontes que contribui para uma reflexão ampla que permite e também dar oportunidade para que outros possam aprender de maneira mais significativa com a finalidade de tornarem-se cidadãos conscientes e capazes de opinar nas questões sociais, políticas, econômicas dentro e fora de sua comunidade. Faz-se necessário continuar buscando o acesso ao conhecimento, pois é pela educação que poderemos transformar visões e contribuir para um futuro melhor. Dessa forma abre-se um leque de questões sobre o aprendizado as tendências e busca diária por conhecimentos de mundo. Uma vez que a educação hoje não pode nem deve ser comparada com década atrás." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17971_TB8245_19102025140653.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENA THAIS PEREIRA DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BRENA" "autor_email" => "brenathais23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }