JOGO COLHEITA ANCESTRAL: UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA COM TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128375 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8252 "inscrito_id" => 11395 "titulo" => "JOGO COLHEITA ANCESTRAL: UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA COM TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "RESUMO A Matemática é uma área do conhecimento de relevância na sociedade, seus conceitos e estudos são base na formação acadêmica de todo estudante. A maneira como esse ensino é compartilhado influencia diretamente no desenvolvimento de várias habilidades e competências do indivíduo. Desse modo, o uso de jogos matemáticos como um recurso de suporte à docência, pode transformar a aprendizagem do aluno de forma significativa. Portanto, com inspiração no jogo “Mancala”, originado na África, sendo parte da herança cultural afro-brasileira, e abarcando a etnomatemática, que busca compreender as vivências de um povo, não só por conceitos básicos de uma disciplina, mas considerando também o aspecto sociocultural. O presente trabalho aborda o relato de experiência da criação do jogo “Colheita Ancestral” e tem como objetivo utilizá-lo como ferramenta pedagógica e metodológica no ensino da matemática, para alunos do 3º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, valorizando a ancestralidade e os saberes dos povos afro-brasileiros. Como referencial teórico, tomamos como base as obras de D'Ambrosio (2011), Pinheiro (2021) e Silva (2021) para contextualizar o uso dos jogos na disciplina de Matemática, e principalmente a recuperação histórica favorecendo a educação das relações étnico-raciais. Em relação ao processo metodológico, foi iniciado na disciplina de “Ensino de Matemática e suas Tecnologias” do eixo 5 do curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, localizada em Paulista/PE. O grupo ficou responsável por confeccionar um jogo matemático que abordasse a temática Afro-Brasileira, para a produção foi utilizado materiais reciclados para fabricação do tabuleiro e a plataforma digital do Canva como recurso para confecção das cartas. Como resultado, foi a aplicação do jogo com a turma do 5º Ano de uma escola Municipal da cidade de Paulista/PE, onde utilizamos para os desafios matemáticos problemas com medidas do tempo e multiplicações, que os estudantes estavam aprendendo naquele momento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11395_TB8252_02112025145223.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA TAVARES SILVA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.t.s.pimentel@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128375 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8252 "inscrito_id" => 11395 "titulo" => "JOGO COLHEITA ANCESTRAL: UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA COM TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "RESUMO A Matemática é uma área do conhecimento de relevância na sociedade, seus conceitos e estudos são base na formação acadêmica de todo estudante. A maneira como esse ensino é compartilhado influencia diretamente no desenvolvimento de várias habilidades e competências do indivíduo. Desse modo, o uso de jogos matemáticos como um recurso de suporte à docência, pode transformar a aprendizagem do aluno de forma significativa. Portanto, com inspiração no jogo “Mancala”, originado na África, sendo parte da herança cultural afro-brasileira, e abarcando a etnomatemática, que busca compreender as vivências de um povo, não só por conceitos básicos de uma disciplina, mas considerando também o aspecto sociocultural. O presente trabalho aborda o relato de experiência da criação do jogo “Colheita Ancestral” e tem como objetivo utilizá-lo como ferramenta pedagógica e metodológica no ensino da matemática, para alunos do 3º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, valorizando a ancestralidade e os saberes dos povos afro-brasileiros. Como referencial teórico, tomamos como base as obras de D'Ambrosio (2011), Pinheiro (2021) e Silva (2021) para contextualizar o uso dos jogos na disciplina de Matemática, e principalmente a recuperação histórica favorecendo a educação das relações étnico-raciais. Em relação ao processo metodológico, foi iniciado na disciplina de “Ensino de Matemática e suas Tecnologias” do eixo 5 do curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, localizada em Paulista/PE. O grupo ficou responsável por confeccionar um jogo matemático que abordasse a temática Afro-Brasileira, para a produção foi utilizado materiais reciclados para fabricação do tabuleiro e a plataforma digital do Canva como recurso para confecção das cartas. Como resultado, foi a aplicação do jogo com a turma do 5º Ano de uma escola Municipal da cidade de Paulista/PE, onde utilizamos para os desafios matemáticos problemas com medidas do tempo e multiplicações, que os estudantes estavam aprendendo naquele momento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11395_TB8252_02112025145223.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA TAVARES SILVA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.t.s.pimentel@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }