A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOCENTE: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GENÉTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128377 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8254 "inscrito_id" => 7172 "titulo" => "A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOCENTE: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "O Programa de Monitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem como finalidade proporcionar ao discente uma vivência prática na docência universitária, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitoria no componente curricular Seminário em Genética, desenvolvido no curso de Ciências Biológicas. A atuação ocorreu de forma voluntária, com atividades presenciais, acompanhamento e orientação da professora responsável e de uma pós-doutoranda. As principais ações envolveram: organização do cronograma da disciplina, acompanhamento de dinâmicas avaliativas, auxílio na realização e avaliação de seminários, esclarecimento de dúvidas via WhatsApp e Google Classroom, e controle da frequência e participação dos discentes. A monitoria favoreceu o aprimoramento das competências pedagógicas, organizacionais e comunicativas da discente. O engajamento nas atividades possibilitou maior segurança para interagir com os estudantes, especialmente nas temáticas de genética e biotecnologia. Destacaram-se como pontos fortes a proatividade, a organização e a colaboração com a equipe docente. Como desafio, enfrentou-se a insegurança inicial e a necessidade de conquistar a confiança dos alunos, superada ao longo do semestre. Conclui-se que a experiência de monitoria ampliou o conhecimento da discente nas áreas de genética e biotecnologia, reforçando sua formação interdisciplinar e sua atuação crítica e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7172_TB8254_14102025173813.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ AMÁLIA DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Beatriz Amália" "autor_email" => "beatriz.amalia@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128377 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8254 "inscrito_id" => 7172 "titulo" => "A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOCENTE: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "O Programa de Monitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem como finalidade proporcionar ao discente uma vivência prática na docência universitária, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitoria no componente curricular Seminário em Genética, desenvolvido no curso de Ciências Biológicas. A atuação ocorreu de forma voluntária, com atividades presenciais, acompanhamento e orientação da professora responsável e de uma pós-doutoranda. As principais ações envolveram: organização do cronograma da disciplina, acompanhamento de dinâmicas avaliativas, auxílio na realização e avaliação de seminários, esclarecimento de dúvidas via WhatsApp e Google Classroom, e controle da frequência e participação dos discentes. A monitoria favoreceu o aprimoramento das competências pedagógicas, organizacionais e comunicativas da discente. O engajamento nas atividades possibilitou maior segurança para interagir com os estudantes, especialmente nas temáticas de genética e biotecnologia. Destacaram-se como pontos fortes a proatividade, a organização e a colaboração com a equipe docente. Como desafio, enfrentou-se a insegurança inicial e a necessidade de conquistar a confiança dos alunos, superada ao longo do semestre. Conclui-se que a experiência de monitoria ampliou o conhecimento da discente nas áreas de genética e biotecnologia, reforçando sua formação interdisciplinar e sua atuação crítica e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7172_TB8254_14102025173813.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ AMÁLIA DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Beatriz Amália" "autor_email" => "beatriz.amalia@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }