O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA DE 3 A 6 ANOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128378 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8255 "inscrito_id" => 3559 "titulo" => "O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA DE 3 A 6 ANOS" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo evidenciar as contribuições que ocorreram durante o brincar com foco no envolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil. Para realização deste estudo, temos como base a metodologia qualitativa e como instrumento de coleta dos dados a observação e o diário de campo. Destacamos que as discussões foram sustentadas com estudos de autores de referência no tema, que são; Leontiev, Vygotsky, Kishimoto, Brougère e Friedmann. Comumente, nota-se a brincadeira dentro da rotina das crianças, e essa relação íntima entre brincar, se envolver e aprender se deve pela relação recíproca que o brincar possibilita. É na brincadeira que as crianças exploram, participam e interagem com seu ambiente, como sujeitos sociais e históricos que (re)criam, (re)inventam, e (re)produzem culturas dos/nos contextos que vivem. Nesse estudo buscamos compreender quais as contribuições do brincar enquanto trabalho principal da criança, espaço/tempo de construções no crescimento e formação integral. Os dados possibilitam a discussão sobre o brincar, o envolvimento e aprendizados das crianças que foram compartilhadas não apenas de maneira individual durante o brincar, mas também na coletividade social. Assim, os resultados revelam o potencial do brincar na formação do sujeito, na relação indissociável entre brincar, envolver e aprender apresentada pelas crianças de 3 a 6 anos na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3559_TB8255_10112025130501.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANALDO PAULO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IVANALDO" "autor_email" => "ivanaldopaulo05@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128378 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8255 "inscrito_id" => 3559 "titulo" => "O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA DE 3 A 6 ANOS" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo evidenciar as contribuições que ocorreram durante o brincar com foco no envolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil. Para realização deste estudo, temos como base a metodologia qualitativa e como instrumento de coleta dos dados a observação e o diário de campo. Destacamos que as discussões foram sustentadas com estudos de autores de referência no tema, que são; Leontiev, Vygotsky, Kishimoto, Brougère e Friedmann. Comumente, nota-se a brincadeira dentro da rotina das crianças, e essa relação íntima entre brincar, se envolver e aprender se deve pela relação recíproca que o brincar possibilita. É na brincadeira que as crianças exploram, participam e interagem com seu ambiente, como sujeitos sociais e históricos que (re)criam, (re)inventam, e (re)produzem culturas dos/nos contextos que vivem. Nesse estudo buscamos compreender quais as contribuições do brincar enquanto trabalho principal da criança, espaço/tempo de construções no crescimento e formação integral. Os dados possibilitam a discussão sobre o brincar, o envolvimento e aprendizados das crianças que foram compartilhadas não apenas de maneira individual durante o brincar, mas também na coletividade social. Assim, os resultados revelam o potencial do brincar na formação do sujeito, na relação indissociável entre brincar, envolver e aprender apresentada pelas crianças de 3 a 6 anos na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3559_TB8255_10112025130501.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANALDO PAULO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IVANALDO" "autor_email" => "ivanaldopaulo05@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }