CADÊ A LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: SERÁ QUE O GATO COMEU? REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA LÚDICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
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Bebês e crianças na primeira infância estão em pleno e acelerado processo de desenvolvimento e as oportunidades educacionais devem ser sustentadas pela garantia de seus direitos, por experiências enriquecedoras e por interações responsivas capazes de nutrir sua individualidade e integralidade (Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - 2024). Nesse sentido é necessário falar de uma transição escolar que não atropele as fases da infância o processo das vivências e das descobertas, necessário destacar, ainda, que a Educação Infantil não tem como propósito preparar crianças para o Ensino Fundamental. Essa etapa da educação básica possui objetivos próprios, os quais devem ser alcançados a partir do respeito, do cuidado e da educação de crianças que se encontram em um tempo singular da primeira infância. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir das reflexões de autores relevantes que defendem uma prática pedagógica lúdica nas infâncias como: Piaget (1976), Freire (1996), Kramer (2007), Formosinho (2013), Luckesi (2017), Conceição (2018). Assim, o artigo convida à construção de uma proposta de formação continuada para professores do primeiro ano do ensino fundamental que valorizem os direitos e as potencialidades das infâncias." 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