Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CADÊ A LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: SERÁ QUE O GATO COMEU? REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA LÚDICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128380
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8261
    "inscrito_id" => 10176
    "titulo" => "CADÊ A LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: SERÁ QUE O GATO COMEU? REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA LÚDICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Este artigo surge a partir da experiência de uma professora que atua simultaneamente em duas escolas Públicas Municipais de Salvador - Ba, com segmentos diferentes e começa a observar a prática pedagógica dos professores do 1º ano do Ensino Fundamental e questiona: quais princípios são valorizados no processo de transição das crianças da Educação Infantil pra o Ensino Fundamental? Como a ludicidade está presente no contexto educativo das crianças de seis anos? Passa a refletir sobre como a transição entre essas etapas da educação básica devem representar uma construção gradual, que preserve princípios fundamentais da Educação Infantil, como o acolhimento, o protagonismo infantil, a ludicidade e as experiências significativas nas turmas de primeiro ano. Bebês e crianças na primeira infância estão em pleno e acelerado processo de desenvolvimento e as oportunidades educacionais devem ser sustentadas pela garantia de seus direitos, por experiências enriquecedoras e por interações responsivas capazes de nutrir sua individualidade e integralidade (Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - 2024). Nesse sentido é necessário falar de uma transição escolar que não atropele as fases da infância o processo das vivências e das descobertas, necessário destacar, ainda, que a Educação Infantil não tem como propósito preparar crianças para o Ensino Fundamental. Essa etapa da educação básica possui objetivos próprios, os quais devem ser alcançados a partir do respeito, do cuidado e da educação de crianças que se encontram em um tempo singular da primeira infância. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir das reflexões de autores relevantes que defendem uma prática pedagógica lúdica nas infâncias como: Piaget (1976), Freire (1996), Kramer (2007), Formosinho (2013), Luckesi (2017), Conceição (2018). Assim, o artigo convida à construção de uma proposta de formação continuada para professores do primeiro ano do ensino fundamental que valorizem os direitos e as potencialidades das infâncias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10176_TB8261_29102025095413.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIELZA OLIVEIRA COSTA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIELZA"
    "autor_email" => "del21costa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128380
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8261
    "inscrito_id" => 10176
    "titulo" => "CADÊ A LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: SERÁ QUE O GATO COMEU? REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA LÚDICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Este artigo surge a partir da experiência de uma professora que atua simultaneamente em duas escolas Públicas Municipais de Salvador - Ba, com segmentos diferentes e começa a observar a prática pedagógica dos professores do 1º ano do Ensino Fundamental e questiona: quais princípios são valorizados no processo de transição das crianças da Educação Infantil pra o Ensino Fundamental? Como a ludicidade está presente no contexto educativo das crianças de seis anos? Passa a refletir sobre como a transição entre essas etapas da educação básica devem representar uma construção gradual, que preserve princípios fundamentais da Educação Infantil, como o acolhimento, o protagonismo infantil, a ludicidade e as experiências significativas nas turmas de primeiro ano. Bebês e crianças na primeira infância estão em pleno e acelerado processo de desenvolvimento e as oportunidades educacionais devem ser sustentadas pela garantia de seus direitos, por experiências enriquecedoras e por interações responsivas capazes de nutrir sua individualidade e integralidade (Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - 2024). Nesse sentido é necessário falar de uma transição escolar que não atropele as fases da infância o processo das vivências e das descobertas, necessário destacar, ainda, que a Educação Infantil não tem como propósito preparar crianças para o Ensino Fundamental. Essa etapa da educação básica possui objetivos próprios, os quais devem ser alcançados a partir do respeito, do cuidado e da educação de crianças que se encontram em um tempo singular da primeira infância. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir das reflexões de autores relevantes que defendem uma prática pedagógica lúdica nas infâncias como: Piaget (1976), Freire (1996), Kramer (2007), Formosinho (2013), Luckesi (2017), Conceição (2018). Assim, o artigo convida à construção de uma proposta de formação continuada para professores do primeiro ano do ensino fundamental que valorizem os direitos e as potencialidades das infâncias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10176_TB8261_29102025095413.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIELZA OLIVEIRA COSTA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIELZA"
    "autor_email" => "del21costa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo surge a partir da experiência de uma professora que atua simultaneamente em duas escolas Públicas Municipais de Salvador - Ba, com segmentos diferentes e começa a observar a prática pedagógica dos professores do 1º ano do Ensino Fundamental e questiona: quais princípios são valorizados no processo de transição das crianças da Educação Infantil pra o Ensino Fundamental? Como a ludicidade está presente no contexto educativo das crianças de seis anos? Passa a refletir sobre como a transição entre essas etapas da educação básica devem representar uma construção gradual, que preserve princípios fundamentais da Educação Infantil, como o acolhimento, o protagonismo infantil, a ludicidade e as experiências significativas nas turmas de primeiro ano. Bebês e crianças na primeira infância estão em pleno e acelerado processo de desenvolvimento e as oportunidades educacionais devem ser sustentadas pela garantia de seus direitos, por experiências enriquecedoras e por interações responsivas capazes de nutrir sua individualidade e integralidade (Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - 2024). Nesse sentido é necessário falar de uma transição escolar que não atropele as fases da infância o processo das vivências e das descobertas, necessário destacar, ainda, que a Educação Infantil não tem como propósito preparar crianças para o Ensino Fundamental. Essa etapa da educação básica possui objetivos próprios, os quais devem ser alcançados a partir do respeito, do cuidado e da educação de crianças que se encontram em um tempo singular da primeira infância. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir das reflexões de autores relevantes que defendem uma prática pedagógica lúdica nas infâncias como: Piaget (1976), Freire (1996), Kramer (2007), Formosinho (2013), Luckesi (2017), Conceição (2018). Assim, o artigo convida à construção de uma proposta de formação continuada para professores do primeiro ano do ensino fundamental que valorizem os direitos e as potencialidades das infâncias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.