Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPOSIÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA VEGETAL NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Brasil possui grande diversidade de plantas que, por sua vez, são utilizadas desde o período paleolítico como meio de produção de alimentos, madeireira, ornamentos e, além disso, produção de medicamentos caseiros que auxiliam no tratamento de doenças. Sendo assim, o presente trabalho buscou utilizar uma exposição de plantas na escola a fim de caracterizar o uso medicinal destas espécies, bem como evidenciar os compostos nelas presentes para o ensino de Bioquímica Vegetal no Ensino Médio. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - campus Picos, região centro-sul do estado, localizado em ambiente do Bioma Caatinga. Foram selecionadas 10 espécies de plantas medicinais: cajueiro, aroeira, jurema-preta, catingueira, juazeiro, umbuzeiro, gameleira, pião-roxo, alecrim e manjericão. As plantas foram expostas frescas, como exsicatas, fotos e desenhos feitos por alunos, durante eventos em alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Dia da Caatinga. A pesquisa sobre os nomes válidos das espécies, usos medicinais e compostos químicos das plantas foi realizada em sites na internet, tais como Flora e Funga do Brasil, PubMed e Fitoterapia Brasil. Essas plantas são utilizadas no tratamento de diversas enfermidades, com ações anti-inflamatórias, antifúngicas, além de tratamento de doenças de pele, na regulação digestiva e como analgésicas, destacando-se as plantas, aroeira, jurema-preta, alecrim e gameleira. Ao se tratar de componente químicos, destacam-se os Flavonoides, Taninos, Saponinas, óleos essenciais como Monoterpenos e Sesquiterpenos, e Ácidos Fenólicos, que corroboram com suas ações medicinais e tratamento destas enfermidades. Foi possível observar o interesse dos estudantes pelas plantas medicinais, seus usos e os compostos que apresentam, uma vez que o cheiro - muitas dessas plantas possuem compostos aromáticos - e as formas pelas quais atuam no tratamento das doenças, instiga a curiosidade e relaciona-se com conteúdos vistos em sala de aula.

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