DE MÃOS DADAS COM O TERRITÓRIO: EXPERIÊNCIAS DE INTERSETORIALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128397 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8316 "inscrito_id" => 18379 "titulo" => "DE MÃOS DADAS COM O TERRITÓRIO: EXPERIÊNCIAS DE INTERSETORIALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência desenvolvida no Anexo de Educação Infantil ACAFI, da Escola de Educação Básica João Araújo Teixeira, no município de Itapipoca/CE. A proposta nasceu da escuta sensível à realidade das crianças, marcada por episódios de sofrimento emocional, situações de negligência e contextos de vulnerabilidade social. Diante desse cenário, a equipe pedagógica construiu coletivamente uma proposta de intervenção centrada na escuta ativa, no fortalecimento de vínculos afetivos e na articulação com a rede de proteção social do território. O objetivo da experiência foi fomentar práticas pedagógicas intersetoriais que assegurassem o cuidado integral às crianças da Educação Infantil, articulando o trabalho dos(as) profissionais da escola com os setores da saúde, assistência social, órgãos de proteção à infância, instituições da sociedade civil organizada, faculdades, igrejas e a comunidade escolar. Trata-se de uma experiência de gestão pedagógica que envolveu planejamento coletivo, reuniões com a rede intersetorial, escuta das professoras e acompanhamento de casos específicos, promovendo um processo de corresponsabilidade e empatia no cotidiano escolar. Como resultados, observou-se o fortalecimento dos vínculos entre escola e famílias, maior fluidez no encaminhamento de demandas e a consolidação de uma cultura institucional pautada no cuidado e na proteção da infância. A experiência evidencia o potencial da escola pública como espaço de articulação intersetorial e destaca os efeitos formativos dessa prática na práxis docente e na ampliação da função social da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18379_TB8316_21102025093600.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANNY MARIA ARAÚJO TEIXEIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "SANNY" "autor_email" => "sannyramos14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128397 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8316 "inscrito_id" => 18379 "titulo" => "DE MÃOS DADAS COM O TERRITÓRIO: EXPERIÊNCIAS DE INTERSETORIALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência desenvolvida no Anexo de Educação Infantil ACAFI, da Escola de Educação Básica João Araújo Teixeira, no município de Itapipoca/CE. A proposta nasceu da escuta sensível à realidade das crianças, marcada por episódios de sofrimento emocional, situações de negligência e contextos de vulnerabilidade social. Diante desse cenário, a equipe pedagógica construiu coletivamente uma proposta de intervenção centrada na escuta ativa, no fortalecimento de vínculos afetivos e na articulação com a rede de proteção social do território. O objetivo da experiência foi fomentar práticas pedagógicas intersetoriais que assegurassem o cuidado integral às crianças da Educação Infantil, articulando o trabalho dos(as) profissionais da escola com os setores da saúde, assistência social, órgãos de proteção à infância, instituições da sociedade civil organizada, faculdades, igrejas e a comunidade escolar. Trata-se de uma experiência de gestão pedagógica que envolveu planejamento coletivo, reuniões com a rede intersetorial, escuta das professoras e acompanhamento de casos específicos, promovendo um processo de corresponsabilidade e empatia no cotidiano escolar. Como resultados, observou-se o fortalecimento dos vínculos entre escola e famílias, maior fluidez no encaminhamento de demandas e a consolidação de uma cultura institucional pautada no cuidado e na proteção da infância. A experiência evidencia o potencial da escola pública como espaço de articulação intersetorial e destaca os efeitos formativos dessa prática na práxis docente e na ampliação da função social da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18379_TB8316_21102025093600.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANNY MARIA ARAÚJO TEIXEIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "SANNY" "autor_email" => "sannyramos14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }