Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE PESQUISAS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa os principais desafios enfrentados por professores que desenvolvem pesquisas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), com ênfase na geração de investigações orientadas ao impacto científico, econômico e social. Adota-se uma abordagem quantitativa, por meio de levantamento de campo e aplicação de questionário eletrônico (e-survey), totalizando 312 respostas válidas. Os dados foram analisados mediante técnicas de estatística descritiva e organizados em três fatores principais: ambiente de pesquisa, práticas institucionais e engajamento científico. Os resultados revelam que as maiores barreiras percebidas pelos professores dizem respeito à escassez de recursos financeiros, à burocracia excessiva e à ausência de equipes de apoio técnico e administrativo. Verificou-se, ainda, a predominância da orientação das pesquisas com base nos interesses pessoais dos professores-pesquisadores e na disponibilidade de recursos, sendo menos frequente a articulação com as demandas sociais. Apesar disso, os participantes atribuíram elevada relevância à dimensão social das pesquisas, evidenciando uma discrepância entre o discurso e a prática. O referencial teórico está fundamentado em autores como Van Aken (2005), Schwartzman (2008), Bornmann (2013) e Lima e Wood Jr. (2014), que defendem o alinhamento da produção científica às necessidades sociais. A análise evidencia, também, limitações estruturais e culturais na consolidação de uma cultura institucional voltada à inovação, ressaltando a importância da integração entre pesquisadores, da ampliação das redes de cooperação, da valorização de distintas formas de produção científica e do estímulo ao planejamento estratégico da pesquisa. Destaca-se, por fim, que a atuação docente na pesquisa aplicada pode fortalecer os vínculos entre educação, ciência e sociedade, promovendo práticas pedagógicas mais conectadas à realidade e ampliando o potencial transformador da RFEPCT. Superar os desafios identificados requer ações articuladas voltadas à valorização do professor-pesquisador, ao aprimoramento das condições de trabalho e ao alinhamento das pesquisas às demandas regionais e nacionais.

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