Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E DA IDENTIDADE NACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128404
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8336
    "inscrito_id" => 17785
    "titulo" => "O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E DA IDENTIDADE NACIONAL"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho analisa o papel do ensino de História na construção da memória coletiva e da identidade nacional, com foco na valorização da história local e da diversidade cultural no ambiente escolar. Parte-se da compreensão de que o ensino histórico deve ir além da mera transmissão de conteúdos, contribuindo para a formação crítica dos estudantes e para o reconhecimento de sua condição como sujeitos históricos. Adotando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo fundamenta-se em autores como Schmidt e Garcia (2008), Barros (2013), Rüsen (1992), Freire (1970), entre outros, além de considerar documentos legais como a LDB, a BNCC e as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. A análise aponta que a valorização da memória, das fontes orais e da história local possibilita aos alunos estabelecer relações entre o conhecimento escolar e suas vivências, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identidade comunitária. Observa-se ainda que a efetiva implementação das legislações que promovem a inclusão da diversidade histórica enfrenta entraves, como a ausência de formação adequada dos docentes e práticas pedagógicas ainda centradas na repetição e na linearidade histórica. Conclui-se que o ensino de História, quando pautado na problematização, na diversidade e na aproximação com a realidade do aluno, torna-se ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais crítica, plural e democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17785_TB8336_26102025073422.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO TRINDADE DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO"
    "autor_email" => "diego04profhist@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128404
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8336
    "inscrito_id" => 17785
    "titulo" => "O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E DA IDENTIDADE NACIONAL"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho analisa o papel do ensino de História na construção da memória coletiva e da identidade nacional, com foco na valorização da história local e da diversidade cultural no ambiente escolar. Parte-se da compreensão de que o ensino histórico deve ir além da mera transmissão de conteúdos, contribuindo para a formação crítica dos estudantes e para o reconhecimento de sua condição como sujeitos históricos. Adotando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo fundamenta-se em autores como Schmidt e Garcia (2008), Barros (2013), Rüsen (1992), Freire (1970), entre outros, além de considerar documentos legais como a LDB, a BNCC e as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. A análise aponta que a valorização da memória, das fontes orais e da história local possibilita aos alunos estabelecer relações entre o conhecimento escolar e suas vivências, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identidade comunitária. Observa-se ainda que a efetiva implementação das legislações que promovem a inclusão da diversidade histórica enfrenta entraves, como a ausência de formação adequada dos docentes e práticas pedagógicas ainda centradas na repetição e na linearidade histórica. Conclui-se que o ensino de História, quando pautado na problematização, na diversidade e na aproximação com a realidade do aluno, torna-se ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais crítica, plural e democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17785_TB8336_26102025073422.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO TRINDADE DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO"
    "autor_email" => "diego04profhist@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este trabalho analisa o papel do ensino de História na construção da memória coletiva e da identidade nacional, com foco na valorização da história local e da diversidade cultural no ambiente escolar. Parte-se da compreensão de que o ensino histórico deve ir além da mera transmissão de conteúdos, contribuindo para a formação crítica dos estudantes e para o reconhecimento de sua condição como sujeitos históricos. Adotando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo fundamenta-se em autores como Schmidt e Garcia (2008), Barros (2013), Rüsen (1992), Freire (1970), entre outros, além de considerar documentos legais como a LDB, a BNCC e as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. A análise aponta que a valorização da memória, das fontes orais e da história local possibilita aos alunos estabelecer relações entre o conhecimento escolar e suas vivências, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identidade comunitária. Observa-se ainda que a efetiva implementação das legislações que promovem a inclusão da diversidade histórica enfrenta entraves, como a ausência de formação adequada dos docentes e práticas pedagógicas ainda centradas na repetição e na linearidade histórica. Conclui-se que o ensino de História, quando pautado na problematização, na diversidade e na aproximação com a realidade do aluno, torna-se ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais crítica, plural e democrática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.