O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E DA IDENTIDADE NACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128404 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8336 "inscrito_id" => 17785 "titulo" => "O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E DA IDENTIDADE NACIONAL" "resumo" => "RESUMO Este trabalho analisa o papel do ensino de História na construção da memória coletiva e da identidade nacional, com foco na valorização da história local e da diversidade cultural no ambiente escolar. Parte-se da compreensão de que o ensino histórico deve ir além da mera transmissão de conteúdos, contribuindo para a formação crítica dos estudantes e para o reconhecimento de sua condição como sujeitos históricos. Adotando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo fundamenta-se em autores como Schmidt e Garcia (2008), Barros (2013), Rüsen (1992), Freire (1970), entre outros, além de considerar documentos legais como a LDB, a BNCC e as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. A análise aponta que a valorização da memória, das fontes orais e da história local possibilita aos alunos estabelecer relações entre o conhecimento escolar e suas vivências, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identidade comunitária. Observa-se ainda que a efetiva implementação das legislações que promovem a inclusão da diversidade histórica enfrenta entraves, como a ausência de formação adequada dos docentes e práticas pedagógicas ainda centradas na repetição e na linearidade histórica. Conclui-se que o ensino de História, quando pautado na problematização, na diversidade e na aproximação com a realidade do aluno, torna-se ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais crítica, plural e democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17785_TB8336_26102025073422.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO TRINDADE DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diego04profhist@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128404 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8336 "inscrito_id" => 17785 "titulo" => "O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E DA IDENTIDADE NACIONAL" "resumo" => "RESUMO Este trabalho analisa o papel do ensino de História na construção da memória coletiva e da identidade nacional, com foco na valorização da história local e da diversidade cultural no ambiente escolar. Parte-se da compreensão de que o ensino histórico deve ir além da mera transmissão de conteúdos, contribuindo para a formação crítica dos estudantes e para o reconhecimento de sua condição como sujeitos históricos. Adotando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo fundamenta-se em autores como Schmidt e Garcia (2008), Barros (2013), Rüsen (1992), Freire (1970), entre outros, além de considerar documentos legais como a LDB, a BNCC e as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. A análise aponta que a valorização da memória, das fontes orais e da história local possibilita aos alunos estabelecer relações entre o conhecimento escolar e suas vivências, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identidade comunitária. Observa-se ainda que a efetiva implementação das legislações que promovem a inclusão da diversidade histórica enfrenta entraves, como a ausência de formação adequada dos docentes e práticas pedagógicas ainda centradas na repetição e na linearidade histórica. Conclui-se que o ensino de História, quando pautado na problematização, na diversidade e na aproximação com a realidade do aluno, torna-se ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais crítica, plural e democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17785_TB8336_26102025073422.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO TRINDADE DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diego04profhist@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }