AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.
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Apesar da máxima “cada criança tem seu tempo” ser válida e necessária no tocante à não-patologização da infância, é fundamental refletir sobre o limiar entre o desenvolvimento típico e atípico e sobre os fatores que influenciam essa trajetória. Considerando a primeira infância como um período basilar, de intensa neuroplasticidade e maturação neurobiológica, torna-se essencial compreender os aspectos que favorecem ou dificultam esse processo, a fim de planejar intervenções precoces e eficazes. Isso posto, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre as possibilidades e os desafios envolvidos na avaliação neuropsicológica de crianças pré-escolares, à luz de autoras como Glozman (2022), Dias e Seabra (2018). Entre os principais desafios, destacam-se a escassez de instrumentos padronizados e validados no contexto nacional, os limites éticos da avaliação neuropsicológica ante a não patologização da infância, e a carência de profissionais qualificados na área de desenvolvimento infantil. Apesar da avaliação neuropsicológica em crianças pré-escolares ainda ser pouco explorada no Brasil, os achados apontam a avaliação neuropsicológica infantil como essencial para a identificação e descrição do perfil funcional da criança, permitindo mapear potencialidades e dificuldades, bem como integrar à análise fatores do ambiente familiar e escolar. Conclui-se que a avaliação neuropsicológica de pré-escolares, contribui significativamente para a compreensão global da criança e o desenvolvimento de intervenções precoces mais assertivas e eficazes." 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