Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CEMASP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128413
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8364
    "inscrito_id" => 17794
    "titulo" => "O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CEMASP"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção sociopsicopedagógica desenvolvida pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (CEMASP), com dois alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que apresentavam atraso significativo no processo de alfabetização. As análises realizadas pela escola e pela equipe do CEMASP identificaram que, além das dificuldades acadêmicas, havia como fator central a ausência de acompanhamento familiar efetivo na vida escolar dos estudantes. A intervenção, fundamentada em autores como Vygotsky (1989) e Morais (2012), priorizou ações de escuta, mediação e fortalecimento dos vínculos entre família e escola, compreendendo que o desenvolvimento acadêmico está diretamente relacionado às relações familiares e sociais. O acompanhamento ocorreu em etapas progressivas, iniciando pela escuta da equipe escolar e das famílias, seguido de visitas domiciliares, planejamento de ações e atendimento no contraturno escolar. Foram realizadas atividades pedagógicas, dinâmicas socioemocionais, orientação familiar e acompanhamento individualizado, considerando as especificidades de cada criança. Como resultados, observou-se avanços significativos no desenvolvimento da leitura, na organização da rotina e na participação escolar, especialmente quando houve intensificação do acompanhamento familiar. O trabalho evidencia que a alfabetização e o desenvolvimento escolar são processos que dependem de uma rede de apoio composta por família, escola e serviços especializados, sendo fundamentais as intervenções que promovem a corresponsabilidade e o fortalecimento dos vínculos socioeducacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17794_TB8364_31102025135042.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSIKA DE AGUIAR BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA"
    "autor_email" => "jessika.brito@semed.manaus.am.gov.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128413
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8364
    "inscrito_id" => 17794
    "titulo" => "O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CEMASP"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção sociopsicopedagógica desenvolvida pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (CEMASP), com dois alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que apresentavam atraso significativo no processo de alfabetização. As análises realizadas pela escola e pela equipe do CEMASP identificaram que, além das dificuldades acadêmicas, havia como fator central a ausência de acompanhamento familiar efetivo na vida escolar dos estudantes. A intervenção, fundamentada em autores como Vygotsky (1989) e Morais (2012), priorizou ações de escuta, mediação e fortalecimento dos vínculos entre família e escola, compreendendo que o desenvolvimento acadêmico está diretamente relacionado às relações familiares e sociais. O acompanhamento ocorreu em etapas progressivas, iniciando pela escuta da equipe escolar e das famílias, seguido de visitas domiciliares, planejamento de ações e atendimento no contraturno escolar. Foram realizadas atividades pedagógicas, dinâmicas socioemocionais, orientação familiar e acompanhamento individualizado, considerando as especificidades de cada criança. Como resultados, observou-se avanços significativos no desenvolvimento da leitura, na organização da rotina e na participação escolar, especialmente quando houve intensificação do acompanhamento familiar. O trabalho evidencia que a alfabetização e o desenvolvimento escolar são processos que dependem de uma rede de apoio composta por família, escola e serviços especializados, sendo fundamentais as intervenções que promovem a corresponsabilidade e o fortalecimento dos vínculos socioeducacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17794_TB8364_31102025135042.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSIKA DE AGUIAR BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA"
    "autor_email" => "jessika.brito@semed.manaus.am.gov.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção sociopsicopedagógica desenvolvida pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (CEMASP), com dois alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que apresentavam atraso significativo no processo de alfabetização. As análises realizadas pela escola e pela equipe do CEMASP identificaram que, além das dificuldades acadêmicas, havia como fator central a ausência de acompanhamento familiar efetivo na vida escolar dos estudantes. A intervenção, fundamentada em autores como Vygotsky (1989) e Morais (2012), priorizou ações de escuta, mediação e fortalecimento dos vínculos entre família e escola, compreendendo que o desenvolvimento acadêmico está diretamente relacionado às relações familiares e sociais. O acompanhamento ocorreu em etapas progressivas, iniciando pela escuta da equipe escolar e das famílias, seguido de visitas domiciliares, planejamento de ações e atendimento no contraturno escolar. Foram realizadas atividades pedagógicas, dinâmicas socioemocionais, orientação familiar e acompanhamento individualizado, considerando as especificidades de cada criança. Como resultados, observou-se avanços significativos no desenvolvimento da leitura, na organização da rotina e na participação escolar, especialmente quando houve intensificação do acompanhamento familiar. O trabalho evidencia que a alfabetização e o desenvolvimento escolar são processos que dependem de uma rede de apoio composta por família, escola e serviços especializados, sendo fundamentais as intervenções que promovem a corresponsabilidade e o fortalecimento dos vínculos socioeducacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.