REVISÃO DE LITERATURA: AS CONTRIBUIÇÕES E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA NA SALA DE AEE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8372 "inscrito_id" => 18472 "titulo" => "REVISÃO DE LITERATURA: AS CONTRIBUIÇÕES E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA NA SALA DE AEE." "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo geral: analisar as contribuições das práticas pedagógicas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no uso de Tecnologias Assistivas (TA) de baixo custo, voltadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas salas de recursos multifuncionais, através de uma revisão literária a partir do recorte temporal entre 2000 – 2025. Assim, apresentamos a seguinte problemática: De que maneira a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo, nas salas de recursos multifuncionais como prática pedagógica do professor de AEE, podem contribuir para o processo de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, na promoção de uma maior inclusão dos alunos com autismo, a partir de uma revisão de literatura? Diante do exposto, a proposição do trabalho reveste-se de expressiva relevância, não apenas na orientação e fomento de recursos de Tecnologias Assistivas (TA) de baixo custo que otimizam o exercício do professor de AEE na atividade de complementação do ensino regular, mas também no fornecimento de subsídios para formulação e reflexão de políticas públicas de acessibilidade, uma vez que, ao evidenciar as práticas pedagógicas existentes e dialogadas por diversas referências, possibilitamos sugestões de ferramentas educacionais acessíveis para docentes das Salas de Recursos Multifuncionais com foco no aluno com Autismo. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, através de recorte temporal entre os anos 2000 – 2025. Os resultados apontam que a tecnologia assistiva (TA) representa importante artifício no processo de ensino, desenvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência, ampliando as possibilidades de compreensão e interação de forma envolvente e eficaz na promoção da acessibilidade e, consequentemente, melhoria na autonomia e qualidade de vida do educando. Consideramos através das leituras e discussões apontadas nas referências, que os autores disponibilizam um painel amplo com relação às ferramentas fundamentais para inclusão dos alunos com deficiência em vários níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18472_TB8372_30102025193052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TENILLY CRISTINA GIBSON" "autor_nome_curto" => "TENILLY" "autor_email" => "tenilly.gibson.univasf.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8372 "inscrito_id" => 18472 "titulo" => "REVISÃO DE LITERATURA: AS CONTRIBUIÇÕES E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA NA SALA DE AEE." "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo geral: analisar as contribuições das práticas pedagógicas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no uso de Tecnologias Assistivas (TA) de baixo custo, voltadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas salas de recursos multifuncionais, através de uma revisão literária a partir do recorte temporal entre 2000 – 2025. Assim, apresentamos a seguinte problemática: De que maneira a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo, nas salas de recursos multifuncionais como prática pedagógica do professor de AEE, podem contribuir para o processo de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, na promoção de uma maior inclusão dos alunos com autismo, a partir de uma revisão de literatura? Diante do exposto, a proposição do trabalho reveste-se de expressiva relevância, não apenas na orientação e fomento de recursos de Tecnologias Assistivas (TA) de baixo custo que otimizam o exercício do professor de AEE na atividade de complementação do ensino regular, mas também no fornecimento de subsídios para formulação e reflexão de políticas públicas de acessibilidade, uma vez que, ao evidenciar as práticas pedagógicas existentes e dialogadas por diversas referências, possibilitamos sugestões de ferramentas educacionais acessíveis para docentes das Salas de Recursos Multifuncionais com foco no aluno com Autismo. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, através de recorte temporal entre os anos 2000 – 2025. Os resultados apontam que a tecnologia assistiva (TA) representa importante artifício no processo de ensino, desenvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência, ampliando as possibilidades de compreensão e interação de forma envolvente e eficaz na promoção da acessibilidade e, consequentemente, melhoria na autonomia e qualidade de vida do educando. Consideramos através das leituras e discussões apontadas nas referências, que os autores disponibilizam um painel amplo com relação às ferramentas fundamentais para inclusão dos alunos com deficiência em vários níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18472_TB8372_30102025193052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TENILLY CRISTINA GIBSON" "autor_nome_curto" => "TENILLY" "autor_email" => "tenilly.gibson.univasf.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }