O QUE PODEMOS APRENDER COM UM(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128420 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8376 "inscrito_id" => 18466 "titulo" => "O QUE PODEMOS APRENDER COM UM(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" "resumo" => "A Educação Física é um componente curricular previsto na lei de diretrizes e bases da educação brasileira e presente em documentos curriculares nacionais e regionais. Apesar disso, há uma dificuldade de inserção dos(as) docentes nos níveis de Ensino fundamental anos iniciais e Educação Infantil, o que atualmente é diferente no cenário da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Neste cenário, alguns questionamentos quanto a importância do trabalho do(a) professor(a) de Educação Física surgem. Buscando responder tais questionamentos e sendo necessário que seja feita a divulgação dos objetivos centrais da disciplina como também seus resultados. Deste modo, o objetivo deste trabalho é explicitar as diversas experiências elaboradas por um professor de Educação Física. As práticas pedagógicas relatadas dizem respeito algumas ações durante ano de 2023 e 2024 na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais de um professor do município de Fortaleza. Além de documentos como Base Nacional Comum Curricular e Documento Curricular Referencial do Ceará o professor utiliza do sistema de complexidade e convergência da Educação Física apontando por Sanches e Betti (2008) que relacionada: Cultura, corpo, ambiente e movimento. Nas práticas pedagógicas do docente é desenvolvido experimentações de ginásticas, danças, capoeira, lutas, jogos e brincadeiras em conjunto com temas geradores que levem a compreensão crítica dos elementos culturais da Educação Física. Dentre os temas relaciomados há: relações étnico-raciais, compreensões básicas de ritmo, violência, inclusão de pessoas com deficiência em esportes etc. Deste modo, a Educação Física pode contribuir para formação integral desses sujeitos desde os primeiros anos de vida com uso dos elementos culturais para problematização, experimentação e aderência crítica pautadas nas compreensão de si, do(a) outro(a) e do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18466_TB8376_29102025180819.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LUAN DE BRITO CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasbritoedf@alu.ufc.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128420 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8376 "inscrito_id" => 18466 "titulo" => "O QUE PODEMOS APRENDER COM UM(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" "resumo" => "A Educação Física é um componente curricular previsto na lei de diretrizes e bases da educação brasileira e presente em documentos curriculares nacionais e regionais. Apesar disso, há uma dificuldade de inserção dos(as) docentes nos níveis de Ensino fundamental anos iniciais e Educação Infantil, o que atualmente é diferente no cenário da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Neste cenário, alguns questionamentos quanto a importância do trabalho do(a) professor(a) de Educação Física surgem. Buscando responder tais questionamentos e sendo necessário que seja feita a divulgação dos objetivos centrais da disciplina como também seus resultados. Deste modo, o objetivo deste trabalho é explicitar as diversas experiências elaboradas por um professor de Educação Física. As práticas pedagógicas relatadas dizem respeito algumas ações durante ano de 2023 e 2024 na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais de um professor do município de Fortaleza. Além de documentos como Base Nacional Comum Curricular e Documento Curricular Referencial do Ceará o professor utiliza do sistema de complexidade e convergência da Educação Física apontando por Sanches e Betti (2008) que relacionada: Cultura, corpo, ambiente e movimento. Nas práticas pedagógicas do docente é desenvolvido experimentações de ginásticas, danças, capoeira, lutas, jogos e brincadeiras em conjunto com temas geradores que levem a compreensão crítica dos elementos culturais da Educação Física. Dentre os temas relaciomados há: relações étnico-raciais, compreensões básicas de ritmo, violência, inclusão de pessoas com deficiência em esportes etc. Deste modo, a Educação Física pode contribuir para formação integral desses sujeitos desde os primeiros anos de vida com uso dos elementos culturais para problematização, experimentação e aderência crítica pautadas nas compreensão de si, do(a) outro(a) e do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18466_TB8376_29102025180819.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LUAN DE BRITO CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasbritoedf@alu.ufc.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }