Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE PODEMOS APRENDER COM UM(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Física é um componente curricular previsto na lei de diretrizes e bases da educação brasileira e presente em documentos curriculares nacionais e regionais. Apesar disso, há uma dificuldade de inserção dos(as) docentes nos níveis de Ensino fundamental anos iniciais e Educação Infantil, o que atualmente é diferente no cenário da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Neste cenário, alguns questionamentos quanto a importância do trabalho do(a) professor(a) de Educação Física surgem. Buscando responder tais questionamentos e sendo necessário que seja feita a divulgação dos objetivos centrais da disciplina como também seus resultados. Deste modo, o objetivo deste trabalho é explicitar as diversas experiências elaboradas por um professor de Educação Física. As práticas pedagógicas relatadas dizem respeito algumas ações durante ano de 2023 e 2024 na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais de um professor do município de Fortaleza. Além de documentos como Base Nacional Comum Curricular e Documento Curricular Referencial do Ceará o professor utiliza do sistema de complexidade e convergência da Educação Física apontando por Sanches e Betti (2008) que relacionada: Cultura, corpo, ambiente e movimento. Nas práticas pedagógicas do docente é desenvolvido experimentações de ginásticas, danças, capoeira, lutas, jogos e brincadeiras em conjunto com temas geradores que levem a compreensão crítica dos elementos culturais da Educação Física. Dentre os temas relaciomados há: relações étnico-raciais, compreensões básicas de ritmo, violência, inclusão de pessoas com deficiência em esportes etc. Deste modo, a Educação Física pode contribuir para formação integral desses sujeitos desde os primeiros anos de vida com uso dos elementos culturais para problematização, experimentação e aderência crítica pautadas nas compreensão de si, do(a) outro(a) e do mundo.

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