EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SUSTENTABILIDADE E A EDUCAÇÃO PARA TODOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128422 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8388 "inscrito_id" => 18272 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SUSTENTABILIDADE E A EDUCAÇÃO PARA TODOS" "resumo" => "A Educação inclusiva é uma proposta mundial que contempla as discussões de gênero, indígenas, quilombolas, negros em sua etnicidade, e as pessoas com deficiência (Unesco, 2019). A sustentabilidade contempla o uso consciente e a preservação da terra para as gerações futuras. Permeia discussões também no social e visa promover o bem-estar da sociedade e a diminuição da desigualdade (Unesco, 2015). Então, questiona-se: como o Marco de Ação de Educação 2030 e a inclusão se reverberam no fazer docente? Dentre os resultados, destaca-se que: foram identificadas matrículas de alunos com deficiência advindos dos territórios do campo, das águas, indígenas e quilombolas em escolas urbanas devido à ausência de série/ano disponível em sua comunidade; foi estabelecida a parceria entre Secretaria de Educação, professores, técnicos e alunos e a UEPA e orientações preliminares foram elencadas para que todos pudessem ter mais proximidade aos alunos com deficiência; houve formação para todos os professores da rede municipal no início do semestre letivo de 2025, sendo viabilizados pela Secretaria de Educação o transporte e a alimentação dos participantes; durante a formação dos professores, as metas para 2025 foram compartilhadas aos professores para que contemplassem em suas práticas individuais ou em parceria com demais professores; houve também a formação específica para as auxiliares educacionais, visando à garantia de educação equitativa para os alunos público da Educação Especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18272_TB8388_10112025183346.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "docenteapf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128422 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8388 "inscrito_id" => 18272 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SUSTENTABILIDADE E A EDUCAÇÃO PARA TODOS" "resumo" => "A Educação inclusiva é uma proposta mundial que contempla as discussões de gênero, indígenas, quilombolas, negros em sua etnicidade, e as pessoas com deficiência (Unesco, 2019). A sustentabilidade contempla o uso consciente e a preservação da terra para as gerações futuras. Permeia discussões também no social e visa promover o bem-estar da sociedade e a diminuição da desigualdade (Unesco, 2015). Então, questiona-se: como o Marco de Ação de Educação 2030 e a inclusão se reverberam no fazer docente? Dentre os resultados, destaca-se que: foram identificadas matrículas de alunos com deficiência advindos dos territórios do campo, das águas, indígenas e quilombolas em escolas urbanas devido à ausência de série/ano disponível em sua comunidade; foi estabelecida a parceria entre Secretaria de Educação, professores, técnicos e alunos e a UEPA e orientações preliminares foram elencadas para que todos pudessem ter mais proximidade aos alunos com deficiência; houve formação para todos os professores da rede municipal no início do semestre letivo de 2025, sendo viabilizados pela Secretaria de Educação o transporte e a alimentação dos participantes; durante a formação dos professores, as metas para 2025 foram compartilhadas aos professores para que contemplassem em suas práticas individuais ou em parceria com demais professores; houve também a formação específica para as auxiliares educacionais, visando à garantia de educação equitativa para os alunos público da Educação Especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18272_TB8388_10112025183346.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "docenteapf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }