Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ: REFLEXÕES PARA INTRODUÇÃO DE PLANO DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA - PPA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa investigou a qualidade de vida na aposentadoria de docentes de universidades públicas do Paraná, focando na relevância de um programa de preparação. O objetivo central foi identificar os aspectos cruciais para que esses professores tenham uma transição bem-sucedida do trabalho para a aposentadoria, alcançando bem-estar. As hipóteses levantadas sugeriram que fatores como aspectos legais, financeiros, sociais, familiares, saúde e uso do tempo influenciam o bem-estar psicológico na aposentadoria, e que a intervenção nesses pontos durante a carreira docente pode gerar benefícios. A metodologia consistiu em um survey exploratório e descritivo com uma amostra representativa de 4,8% dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IEES) do Paraná. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva, testes t de Student e U de Mann-Whitney. A pesquisa, aprovada por Comitê de Ética, evidenciou que os aspectos legais, financeiros, sociais, familiares, a condição de saúde e a utilização do tempo exercem influência significativa no bem-estar psicológico pós-aposentadoria. Os resultados, obtidos de 282 professores (ativos e aposentados), reforçaram a importância de ações preventivas durante a fase ativa do trabalho para promover ganhos no bem-estar na aposentadoria. A pesquisa propôs a criação de um Programa de Preparação para Aposentadoria com encontros, oficinas, workshops e palestras, abordando as temáticas identificadas e envolvendo aposentados como facilitadores. A Escala de Bem-estar Psicológico seria utilizada para personalizar os trajetos dos participantes, visando uma aposentadoria com maior qualidade de vida.

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