Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICA PÚBLICA DE DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: ENTRE O FINANCIAMENTO, A GESTÃO E O CONTROLE SOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128426
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8395
    "inscrito_id" => 18488
    "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA DE DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: ENTRE O FINANCIAMENTO, A GESTÃO E O CONTROLE SOCIAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento, que objetiva investigar políticas públicas de descentralização financeira a unidades escolares que ofertam a modalidade educação de jovens, adultos e idosos (EJA), em funcionamento nas redes municipal e estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Busca compreender como se dá a gestão de recursos nas unidades escolares envolvendo o público que atendem e demais sujeitos da comunidade escolar, e como sujeitos realizam o controle social de recursos para a educação. Os recursos focados relacionam-se a programas de esfera federal e a programas de descentralização financeira de esfera estadual e/ou municipal. A pesquisa, de caráter qualiquantitativo investiga de que modo são gestionados, sob quais critérios e em que montante e periodicidade os referidos recursos chegam às unidades escolares. Financiamento, descentralização financeira, participação e controle social são questões centrais neste projeto, e imbricam-se quando se pensa gestão financeira de escolas públicas de modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos, considerando especialmente singularidades e o público a que atendem. Parte-se da questão central: políticas públicas de descentralização financeira a unidades escolares, podem impactar positivamente, representar autonomia escolar e desta maneira, possibilitar a melhoria das condições de oferta de uma educação de qualidade? e desdobra-se na intenção de investigar se a gestão democrática de recursos vem acontecendo como preconizada no corpo legal e de que forma processos de gestão exercem controle social e desenvolvem cultura política de formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18488_TB8395_09112025165205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BANDEIRA BARCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lubbarcelosrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128426
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8395
    "inscrito_id" => 18488
    "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA DE DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: ENTRE O FINANCIAMENTO, A GESTÃO E O CONTROLE SOCIAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento, que objetiva investigar políticas públicas de descentralização financeira a unidades escolares que ofertam a modalidade educação de jovens, adultos e idosos (EJA), em funcionamento nas redes municipal e estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Busca compreender como se dá a gestão de recursos nas unidades escolares envolvendo o público que atendem e demais sujeitos da comunidade escolar, e como sujeitos realizam o controle social de recursos para a educação. Os recursos focados relacionam-se a programas de esfera federal e a programas de descentralização financeira de esfera estadual e/ou municipal. A pesquisa, de caráter qualiquantitativo investiga de que modo são gestionados, sob quais critérios e em que montante e periodicidade os referidos recursos chegam às unidades escolares. Financiamento, descentralização financeira, participação e controle social são questões centrais neste projeto, e imbricam-se quando se pensa gestão financeira de escolas públicas de modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos, considerando especialmente singularidades e o público a que atendem. Parte-se da questão central: políticas públicas de descentralização financeira a unidades escolares, podem impactar positivamente, representar autonomia escolar e desta maneira, possibilitar a melhoria das condições de oferta de uma educação de qualidade? e desdobra-se na intenção de investigar se a gestão democrática de recursos vem acontecendo como preconizada no corpo legal e de que forma processos de gestão exercem controle social e desenvolvem cultura política de formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18488_TB8395_09112025165205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BANDEIRA BARCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lubbarcelosrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento, que objetiva investigar políticas públicas de descentralização financeira a unidades escolares que ofertam a modalidade educação de jovens, adultos e idosos (EJA), em funcionamento nas redes municipal e estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Busca compreender como se dá a gestão de recursos nas unidades escolares envolvendo o público que atendem e demais sujeitos da comunidade escolar, e como sujeitos realizam o controle social de recursos para a educação. Os recursos focados relacionam-se a programas de esfera federal e a programas de descentralização financeira de esfera estadual e/ou municipal. A pesquisa, de caráter qualiquantitativo investiga de que modo são gestionados, sob quais critérios e em que montante e periodicidade os referidos recursos chegam às unidades escolares. Financiamento, descentralização financeira, participação e controle social são questões centrais neste projeto, e imbricam-se quando se pensa gestão financeira de escolas públicas de modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos, considerando especialmente singularidades e o público a que atendem. Parte-se da questão central: políticas públicas de descentralização financeira a unidades escolares, podem impactar positivamente, representar autonomia escolar e desta maneira, possibilitar a melhoria das condições de oferta de uma educação de qualidade? e desdobra-se na intenção de investigar se a gestão democrática de recursos vem acontecendo como preconizada no corpo legal e de que forma processos de gestão exercem controle social e desenvolvem cultura política de formação cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.