Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC): INDICADORES, DESIGUALDADE SOCIAL E FORMAÇÃO DE JOVENS EM ITAPIPOCA, CEARÁ.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), em relação a redução do analfabetismo no município de Itapipoca - CE, entre os anos de 2007 (ano de criação do programa) e 2022 (ano do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE). Para isso foi considerada a faixa etária e o perfil socioeconômico de jovens e adolescentes entre 15 e 19 anos, do Município de Itapipoca, que passaram pelo processo de alfabetização do PAIC. Em 2022, segundo o IBGE, cerca de 0,2% deste público, foi descrito como analfabeta. O estudo foi realizado por meio da revisão bibliográfica, da análise de dados quantitativos e qualitativos com uma perspectiva crítica sobre o analfabetismo e a alfabetização, visualizada como fenômeno social que ultrapassa a ausência de habilidades técnicas de leitura e escrita. A discussão teórica baseia-se nos pensamentos de Florestan Fernandes, Paulo Freire e Vygotsky. Fernandes contribui com a compreensão da hegemonia na construção do saber, enquanto Freire e Vygotsky ajudam a fundamentar a concepção do sujeito como cognoscente. A análise dos dados do PAIC permitiu refletir sobre os avanços e limitações do programa em contextos socioeconômicos específicos, discutindo o analfabetismo como resultado de uma estrutura social desigual, que afeta diretamente o acesso à educação. Assim, este trabalho possibilita uma leitura crítica dos indicadores, destacando a importância de políticas públicas que integrem práticas pedagógicas emancipatórias e voltadas para a transformação social.

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