Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a contribuição das Tecnologias Digitais Educacionais no processo de aprendizagem de crianças da Educação Especial na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa e natureza exploratória (Gil, 2002), descritiva e classificatória (Bardin, 2016), fundamentada na análise de conteúdo (Minayo, 2001). O estudo é desenvolvido em um CMEI de Vitória, ES - com turmas de Grupo 5 e 6 - envolvendo constatação da existência de Tecnologias Digitais Educacionais, observações nos espaços de aprendizagem e entrevistas semiestruturadas com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de turmas regulares. Fundamentado em autores como Vygotsky (1994, 1997) e Moran (2005, 2017), além de documentos oficiais como a BNCC (2018) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), o trabalho destaca a importância da mediação tecnológica para a construção do conhecimento e a promoção da inclusão. Os resultados preliminares indicam que o uso destas tecnologias aliadas à Tecnologia Assistiva favorece a autonomia e o acesso ao currículo, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas. Como produto final, propõe-se a elaboração de um guia pedagógico com sugestões de recursos digitais e estratégias didáticas lúdicas que valorizem a aprendizagem significativa e a vivência plena na Educação Infantil.

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