Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA SE PENSAR E FAZER O ENSINO NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128435
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8422
    "inscrito_id" => 18057
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA SE PENSAR E FAZER O ENSINO NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Em virtude da utilização apática de métodos de ensino tradicionais, mecânicos e tecnicistas que valorizam a memorização e a repetição acrítica, a matemática, refletida pelo seu fazer prático, possui como caracterizador histórico o adjetivo de difícil e pouco prazerosa. Em detrimento inegável da necessidade em contornar o contexto situacional e expressar uma linguagem numerológica dotada de sentidos e reflexividade emerge a modelagem matemática – dentre outras possibilidades – como um percurso a ser percorrido no ato de significar o saber e o conhecimento para o aluno, sua realidade e sua vida. Por este escopo, desenvolve-se o presente trabalho adotando como procedimento metodológico a revisão de literatura e a abordagem qualitativa tendo em vista o diálogo analítico que estas propiciam diante da realidade móvel que está em estudo. No referente ao objetivo, tem-se como sendo o norteador das discussões aqui levantadas: analisar a aplicabilidade da modelagem matemática como abordagem didático-pedagógica de ensino nos Anos Iniciais da Educação Básica. Ao apresentar a matemática de forma contextualizada e dotada de significados por meio da modelagem matemática em um momento singular para a formação da criança, os Anos Iniciais, expande-se a capacidade aprendente do aluno e sua interlocução com a realidade vivenciada. Para estabelecer uma relação dialógica fundamentou-se em autores como: Biembengut e Hein (2009); Bassanezi (2015; 2014); Meyer, Caldeira e Malheiros (2019); Nacarato, Mengali e Passos (2019); Lorenzato (2008); Burak (1992); D'Ambrosio (1996), entre outros. Em suma, a modelagem matemática é um caminho possível e necessário para o ensino da matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica possibilitando a formação de sujeitos autônomos com ampla capacidade de interpretar e desvelar a sua cotidianidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18057_TB8422_30102025232944.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SONNALY MAGALHÃES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Sonnaly"
    "autor_email" => "mariasonnaly123@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128435
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8422
    "inscrito_id" => 18057
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA SE PENSAR E FAZER O ENSINO NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Em virtude da utilização apática de métodos de ensino tradicionais, mecânicos e tecnicistas que valorizam a memorização e a repetição acrítica, a matemática, refletida pelo seu fazer prático, possui como caracterizador histórico o adjetivo de difícil e pouco prazerosa. Em detrimento inegável da necessidade em contornar o contexto situacional e expressar uma linguagem numerológica dotada de sentidos e reflexividade emerge a modelagem matemática – dentre outras possibilidades – como um percurso a ser percorrido no ato de significar o saber e o conhecimento para o aluno, sua realidade e sua vida. Por este escopo, desenvolve-se o presente trabalho adotando como procedimento metodológico a revisão de literatura e a abordagem qualitativa tendo em vista o diálogo analítico que estas propiciam diante da realidade móvel que está em estudo. No referente ao objetivo, tem-se como sendo o norteador das discussões aqui levantadas: analisar a aplicabilidade da modelagem matemática como abordagem didático-pedagógica de ensino nos Anos Iniciais da Educação Básica. Ao apresentar a matemática de forma contextualizada e dotada de significados por meio da modelagem matemática em um momento singular para a formação da criança, os Anos Iniciais, expande-se a capacidade aprendente do aluno e sua interlocução com a realidade vivenciada. Para estabelecer uma relação dialógica fundamentou-se em autores como: Biembengut e Hein (2009); Bassanezi (2015; 2014); Meyer, Caldeira e Malheiros (2019); Nacarato, Mengali e Passos (2019); Lorenzato (2008); Burak (1992); D'Ambrosio (1996), entre outros. Em suma, a modelagem matemática é um caminho possível e necessário para o ensino da matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica possibilitando a formação de sujeitos autônomos com ampla capacidade de interpretar e desvelar a sua cotidianidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18057_TB8422_30102025232944.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SONNALY MAGALHÃES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Sonnaly"
    "autor_email" => "mariasonnaly123@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em virtude da utilização apática de métodos de ensino tradicionais, mecânicos e tecnicistas que valorizam a memorização e a repetição acrítica, a matemática, refletida pelo seu fazer prático, possui como caracterizador histórico o adjetivo de difícil e pouco prazerosa. Em detrimento inegável da necessidade em contornar o contexto situacional e expressar uma linguagem numerológica dotada de sentidos e reflexividade emerge a modelagem matemática – dentre outras possibilidades – como um percurso a ser percorrido no ato de significar o saber e o conhecimento para o aluno, sua realidade e sua vida. Por este escopo, desenvolve-se o presente trabalho adotando como procedimento metodológico a revisão de literatura e a abordagem qualitativa tendo em vista o diálogo analítico que estas propiciam diante da realidade móvel que está em estudo. No referente ao objetivo, tem-se como sendo o norteador das discussões aqui levantadas: analisar a aplicabilidade da modelagem matemática como abordagem didático-pedagógica de ensino nos Anos Iniciais da Educação Básica. Ao apresentar a matemática de forma contextualizada e dotada de significados por meio da modelagem matemática em um momento singular para a formação da criança, os Anos Iniciais, expande-se a capacidade aprendente do aluno e sua interlocução com a realidade vivenciada. Para estabelecer uma relação dialógica fundamentou-se em autores como: Biembengut e Hein (2009); Bassanezi (2015; 2014); Meyer, Caldeira e Malheiros (2019); Nacarato, Mengali e Passos (2019); Lorenzato (2008); Burak (1992); D'Ambrosio (1996), entre outros. Em suma, a modelagem matemática é um caminho possível e necessário para o ensino da matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica possibilitando a formação de sujeitos autônomos com ampla capacidade de interpretar e desvelar a sua cotidianidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.