MODELAGEM MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA SE PENSAR E FAZER O ENSINO NOS ANOS INICIAIS
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Em detrimento inegável da necessidade em contornar o contexto situacional e expressar uma linguagem numerológica dotada de sentidos e reflexividade emerge a modelagem matemática – dentre outras possibilidades – como um percurso a ser percorrido no ato de significar o saber e o conhecimento para o aluno, sua realidade e sua vida. Por este escopo, desenvolve-se o presente trabalho adotando como procedimento metodológico a revisão de literatura e a abordagem qualitativa tendo em vista o diálogo analítico que estas propiciam diante da realidade móvel que está em estudo. No referente ao objetivo, tem-se como sendo o norteador das discussões aqui levantadas: analisar a aplicabilidade da modelagem matemática como abordagem didático-pedagógica de ensino nos Anos Iniciais da Educação Básica. Ao apresentar a matemática de forma contextualizada e dotada de significados por meio da modelagem matemática em um momento singular para a formação da criança, os Anos Iniciais, expande-se a capacidade aprendente do aluno e sua interlocução com a realidade vivenciada. Para estabelecer uma relação dialógica fundamentou-se em autores como: Biembengut e Hein (2009); Bassanezi (2015; 2014); Meyer, Caldeira e Malheiros (2019); Nacarato, Mengali e Passos (2019); Lorenzato (2008); Burak (1992); D'Ambrosio (1996), entre outros. Em suma, a modelagem matemática é um caminho possível e necessário para o ensino da matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica possibilitando a formação de sujeitos autônomos com ampla capacidade de interpretar e desvelar a sua cotidianidade." 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