Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIBLIOTECA VIVA: UM ESPAÇO DE MULTILETRAMENTOS PARA ALÉM DA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128438
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8434
    "inscrito_id" => 17231
    "titulo" => "BIBLIOTECA VIVA: UM ESPAÇO DE MULTILETRAMENTOS PARA ALÉM DA SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar as ações do projeto “Biblioteca Viva”, desenvolvido na Escola Municipal Professor José Valdevino de Carvalho, em Fortaleza, Ceará. A iniciativa foi idealizada e mediada pelo professor supervisor e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto foi concebido com a finalidade de beneficiar toda a comunidade escolar. A biblioteca, anteriormente, estava sem uso por parte dos alunos e foi reaberta, passando a oferecer serviços de empréstimos de livros e a promover práticas pedagógicas voltadas para os multiletramentos. O referencial teórico estudado dialoga com os(as) pesquisadores(as) da Educação, como Bakhtin, Magda Soares, Saviani, entre outros educadores nacionais e internacionais, que pensaram em uma educação para além da sala de aula, na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Vivenciar e participar desta experiência, tem se mostrado extremamente enriquecedor e gratificante para a formação docente dos(as) envolvidos(as), não apenas pela reabertura do espaço ao público, mas, sobretudo, pela alegria, dedicação e entusiasmo que esta ação desperta nas crianças. Vale destacar que muitos desses(as) alunos(as) não possuem, fora do ambiente escolar, acesso frequente às atividades culturais, ou à leitura. Nesse contexto, a biblioteca se consolida como um espaço significativo de aprendizagens, expressões artísticas e vivências transformadoras, impactando positivamente na trajetória dos estudantes, como também na formação pessoal e profissional dos(as) futuros(as) professores(as) envolvidos(as) no projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17231_TB8434_19102025193840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA MENDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LARA"
    "autor_email" => "lara.mendes@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128438
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8434
    "inscrito_id" => 17231
    "titulo" => "BIBLIOTECA VIVA: UM ESPAÇO DE MULTILETRAMENTOS PARA ALÉM DA SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar as ações do projeto “Biblioteca Viva”, desenvolvido na Escola Municipal Professor José Valdevino de Carvalho, em Fortaleza, Ceará. A iniciativa foi idealizada e mediada pelo professor supervisor e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto foi concebido com a finalidade de beneficiar toda a comunidade escolar. A biblioteca, anteriormente, estava sem uso por parte dos alunos e foi reaberta, passando a oferecer serviços de empréstimos de livros e a promover práticas pedagógicas voltadas para os multiletramentos. O referencial teórico estudado dialoga com os(as) pesquisadores(as) da Educação, como Bakhtin, Magda Soares, Saviani, entre outros educadores nacionais e internacionais, que pensaram em uma educação para além da sala de aula, na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Vivenciar e participar desta experiência, tem se mostrado extremamente enriquecedor e gratificante para a formação docente dos(as) envolvidos(as), não apenas pela reabertura do espaço ao público, mas, sobretudo, pela alegria, dedicação e entusiasmo que esta ação desperta nas crianças. Vale destacar que muitos desses(as) alunos(as) não possuem, fora do ambiente escolar, acesso frequente às atividades culturais, ou à leitura. Nesse contexto, a biblioteca se consolida como um espaço significativo de aprendizagens, expressões artísticas e vivências transformadoras, impactando positivamente na trajetória dos estudantes, como também na formação pessoal e profissional dos(as) futuros(as) professores(as) envolvidos(as) no projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17231_TB8434_19102025193840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA MENDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LARA"
    "autor_email" => "lara.mendes@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as ações do projeto “Biblioteca Viva”, desenvolvido na Escola Municipal Professor José Valdevino de Carvalho, em Fortaleza, Ceará. A iniciativa foi idealizada e mediada pelo professor supervisor e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto foi concebido com a finalidade de beneficiar toda a comunidade escolar. A biblioteca, anteriormente, estava sem uso por parte dos alunos e foi reaberta, passando a oferecer serviços de empréstimos de livros e a promover práticas pedagógicas voltadas para os multiletramentos. O referencial teórico estudado dialoga com os(as) pesquisadores(as) da Educação, como Bakhtin, Magda Soares, Saviani, entre outros educadores nacionais e internacionais, que pensaram em uma educação para além da sala de aula, na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Vivenciar e participar desta experiência, tem se mostrado extremamente enriquecedor e gratificante para a formação docente dos(as) envolvidos(as), não apenas pela reabertura do espaço ao público, mas, sobretudo, pela alegria, dedicação e entusiasmo que esta ação desperta nas crianças. Vale destacar que muitos desses(as) alunos(as) não possuem, fora do ambiente escolar, acesso frequente às atividades culturais, ou à leitura. Nesse contexto, a biblioteca se consolida como um espaço significativo de aprendizagens, expressões artísticas e vivências transformadoras, impactando positivamente na trajetória dos estudantes, como também na formação pessoal e profissional dos(as) futuros(as) professores(as) envolvidos(as) no projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.