Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO PLANEJAMENTO À EXECUÇÃO: A PRÁTICA DOCENTE EM MOVIMENTO NA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O fazer docente é marcado por constantes reavaliações. No processo de construção de uma sequência didática (SD), o docente em formação traça caminhos possíveis, mas é no chão da escola que esses trajetos ganham novas formas, ritmos e sentidos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência de licenciandas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante a produção e aplicação de uma sequência didática voltada para uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Campina Grande (PB). Para tanto, apoiamo-nos teoricamente nos estudos de Geraldi (2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Foucault (1972), dentre outros. A proposta da SD abordou o tema “Os impactos das redes sociais na saúde mental dos adolescentes”, com o intuito de desenvolver a aprendizagem e a escrita do gênero artigo de opinião. No entanto, ao aplicá-la em sala de aula, surgiram diversos desafios e novos caminhos a serem percorridos. A observação do ritmo da turma, os silêncios dos discentes, as adversidades em torno da abordagem do tema e a necessidade de flexibilizar o ensino de linguagens de modo mais significativo nos levaram a reformular a proposta inicial, adaptando-a às necessidades reais do contexto escolar. Com base em uma abordagem qualitativa e reflexiva, discutiremos como essas reestruturações, longe de invalidar o planejamento, contribuíram para a formação docente crítica, focada na escuta, na sensibilidade ao contexto e na construção de uma prática que articule teoria e realidade escolar. Como resultado, observamos um processo de ensino-aprendizagem mais reflexivo, participativo e significativo para os alunos.

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