Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS NO DESEMPENHO E NA EVASÃO DO COMPONENTE CURRICULAR DESENHO TÉCNICO 2

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise quantitativa dos dados acadêmicos da disciplina de Desenho Técnico 2, ofertada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, entre 2017 e 2023. A base de dados é composta por 281 registros acadêmicos de alunos dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção, contendo informações sobre médias finais e situação acadêmica (concluiu ou evadiu). As etapas metodológicas envolveram tratamento, limpeza e transformação dos dados, com categorização temporal dos períodos vinculados aos diferentes contextos educacionais adotados pela instituição: presencial (anos pré-pandemia), remoto emergencial (período de pandemia) e presencial no retorno pós-pandemia. A análise exploratória utilizou estatísticas descritivas robustas, incluindo média, mediana, desvio padrão, amplitude interquartil, valores extremos e análise de distribuição. As médias finais apresentaram tendência decrescente nos três períodos analisados, passando de 6,89 (período presencial pré-pandemia) para 6,52 (remoto emergencial) e 6,13 (presencial pós-pandemia). Observou-se aumento consistente na variabilidade das notas, refletido no crescimento do desvio padrão e da amplitude interquartil, além de maior frequência de outliers, especialmente no período remoto. A taxa de evasão também apresentou crescimento, de 26,01% no presencial pré-pandemia para 35,06% no presencial pós-pandemia. As distribuições das notas indicam assimetrias e dispersão elevada em determinados semestres, caracterizando um cenário de maior heterogeneidade no desempenho acadêmico. Os resultados indicam redução do desempenho médio e aumento da dispersão estatística dos resultados ao longo dos diferentes contextos educacionais analisados, evidenciando os impactos do contexto pandêmico sobre os indicadores de desempenho e permanência. Além de fornecer um diagnóstico quantitativo, este estudo está alinhado aos princípios de Learning Analytics e Análise de Dados Educacionais, servindo como base para futuros modelos de análise preditiva de evasão, identificação de perfis de risco e desenvolvimento de estratégias de intervenção orientadas por dados.

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