A HEBEGOGIA NA EDUCAÇÃO 6.0: ENGAJAMENTO DISCENTE, APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128447 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8457 "inscrito_id" => 13247 "titulo" => "A HEBEGOGIA NA EDUCAÇÃO 6.0: ENGAJAMENTO DISCENTE, APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." "resumo" => "A Hebegogia é uma das ciências agógicas que consiste na arte de ensinar jovens e adolescentes, a abordagem focaliza em estudos e práticas de acordo com a realidade, habilidades e experiências dos indivíduos, enquanto o conceito da educação 6.0 gira em torno do desenvolvimento humano, bem-estar coletivo, desenvolvimento sustentável, educação inclusiva, tecnologia e aprendizagem colaborativa. Nesse contexto, compreender questões internas e externas que interferem na capacidade de concentração e na aquisição de conhecimentos nessa faixa etária torna-se essencial para elaborar uma educação mais assertiva. A pesquisa justifica-se em razão das intensas mudanças físicas, psicológicas e sociais que ocorrem na adolescência que podem interferir no processo de aprendizagem, bem como observando o desafio de captar a atenção dos estudantes frente aos recursos tecnológicos presente no cotidiano dos discentes, o que evidencia a necessidade de utilizar meios mais dinâmicos com esse público de modo que haja interatividade de forma presencial entre os discentes. A pesquisa teve como objetivo entender, implementar e analisar os princípios da Hebegogia no contexto da Educação 6.0; descrever o conceito de Hebegogia no cenário das metodologias ativas; reduzir a utilização de materiais impressos substituindo por recursos digitais nas dinâmicas formativas em grupo; identificar o perfil dos estudantes em relação às hablidades, dificuldades de aprendizagem, preferências, área de interesse comum entre os adolescentes; utilizar e analisar o desempenho dos discentes em diferentes objetos de aprendizagem colaborativa. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo realizada em uma escola de de Manaus/AM com alunos do ensino fundamental. Por meio de debates, atividades em pares e a gamificação como metodologias ativas houve a redução de materiais impresssos, a melhora no desempenho dos educandos na criatividade, engajamento, contextualização, revisão de conteúdos, interatividade em grupo e interesse no processo de ensino e aprendizagem por tecnologias favorecendo o processo hebegógico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13247_TB8457_30102025193636.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYZA DANIELA PASSOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYZA" "autor_email" => "mayzamonteiro.10.2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128447 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8457 "inscrito_id" => 13247 "titulo" => "A HEBEGOGIA NA EDUCAÇÃO 6.0: ENGAJAMENTO DISCENTE, APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." "resumo" => "A Hebegogia é uma das ciências agógicas que consiste na arte de ensinar jovens e adolescentes, a abordagem focaliza em estudos e práticas de acordo com a realidade, habilidades e experiências dos indivíduos, enquanto o conceito da educação 6.0 gira em torno do desenvolvimento humano, bem-estar coletivo, desenvolvimento sustentável, educação inclusiva, tecnologia e aprendizagem colaborativa. Nesse contexto, compreender questões internas e externas que interferem na capacidade de concentração e na aquisição de conhecimentos nessa faixa etária torna-se essencial para elaborar uma educação mais assertiva. A pesquisa justifica-se em razão das intensas mudanças físicas, psicológicas e sociais que ocorrem na adolescência que podem interferir no processo de aprendizagem, bem como observando o desafio de captar a atenção dos estudantes frente aos recursos tecnológicos presente no cotidiano dos discentes, o que evidencia a necessidade de utilizar meios mais dinâmicos com esse público de modo que haja interatividade de forma presencial entre os discentes. A pesquisa teve como objetivo entender, implementar e analisar os princípios da Hebegogia no contexto da Educação 6.0; descrever o conceito de Hebegogia no cenário das metodologias ativas; reduzir a utilização de materiais impressos substituindo por recursos digitais nas dinâmicas formativas em grupo; identificar o perfil dos estudantes em relação às hablidades, dificuldades de aprendizagem, preferências, área de interesse comum entre os adolescentes; utilizar e analisar o desempenho dos discentes em diferentes objetos de aprendizagem colaborativa. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo realizada em uma escola de de Manaus/AM com alunos do ensino fundamental. Por meio de debates, atividades em pares e a gamificação como metodologias ativas houve a redução de materiais impresssos, a melhora no desempenho dos educandos na criatividade, engajamento, contextualização, revisão de conteúdos, interatividade em grupo e interesse no processo de ensino e aprendizagem por tecnologias favorecendo o processo hebegógico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13247_TB8457_30102025193636.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYZA DANIELA PASSOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYZA" "autor_email" => "mayzamonteiro.10.2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }