Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HEBEGOGIA NA EDUCAÇÃO 6.0: ENGAJAMENTO DISCENTE, APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Hebegogia é uma das ciências agógicas que consiste na arte de ensinar jovens e adolescentes, a abordagem focaliza em estudos e práticas de acordo com a realidade, habilidades e experiências dos indivíduos, enquanto o conceito da educação 6.0 gira em torno do desenvolvimento humano, bem-estar coletivo, desenvolvimento sustentável, educação inclusiva, tecnologia e aprendizagem colaborativa. Nesse contexto, compreender questões internas e externas que interferem na capacidade de concentração e na aquisição de conhecimentos nessa faixa etária torna-se essencial para elaborar uma educação mais assertiva. A pesquisa justifica-se em razão das intensas mudanças físicas, psicológicas e sociais que ocorrem na adolescência que podem interferir no processo de aprendizagem, bem como observando o desafio de captar a atenção dos estudantes frente aos recursos tecnológicos presente no cotidiano dos discentes, o que evidencia a necessidade de utilizar meios mais dinâmicos com esse público de modo que haja interatividade de forma presencial entre os discentes. A pesquisa teve como objetivo entender, implementar e analisar os princípios da Hebegogia no contexto da Educação 6.0; descrever o conceito de Hebegogia no cenário das metodologias ativas; reduzir a utilização de materiais impressos substituindo por recursos digitais nas dinâmicas formativas em grupo; identificar o perfil dos estudantes em relação às hablidades, dificuldades de aprendizagem, preferências, área de interesse comum entre os adolescentes; utilizar e analisar o desempenho dos discentes em diferentes objetos de aprendizagem colaborativa. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo realizada em uma escola de de Manaus/AM com alunos do ensino fundamental. Por meio de debates, atividades em pares e a gamificação como metodologias ativas houve a redução de materiais impresssos, a melhora no desempenho dos educandos na criatividade, engajamento, contextualização, revisão de conteúdos, interatividade em grupo e interesse no processo de ensino e aprendizagem por tecnologias favorecendo o processo hebegógico.

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